Início Cultura Conheça as inscrições rupestres de Sítio Arqueológico da cidade de São Mamede

Conheça as inscrições rupestres de Sítio Arqueológico da cidade de São Mamede

A pequena cidade de São Mamede (oito mil habitantes), no sertão da Paraíba, que fica a 23 km da cidade de Patos e a 283 Km de João Pessoa, é conhecida por seus sítios arqueológicos, sítios cheios de itacoatiara (em língua tupi Itacoatiara quer dizer pedra riscada ou pintada). São desenhos feitos nas pedras pelos indígenas que habitaram a região há milhares de anos.

O mais conhecido desses sítios é o Pedra Branca, onde se encontra um grande número de inscrições rupestres. Localizado entre as cidades de São Mamede-PB e Ipueira-RN, cujo acesso se dá em estrada de terra, o Sítio Arqueológico Pedra Branca recebe, com frequência, visitas de estudantes de toda a Paraíba. As itacoatiaras ficam num amontoado de rochas no riacho Pedra Branca, afluente do Rio Sabugi.  

O editor do site folhapatoense.com, Wandecy Medeiros, esteve no local, acompanhado pelo secretário de Agricultura de São Mamede, Genário Soares Pessoa, e fez algumas imagens das muitas pinturas rupestres que podem ser encontradas no local.

Confira:

 

Folhapatoense.com – folhapatoense@gmail.com 

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!