Compartilhe!

Dois municípios do Sertão da Paraíba será possível eleger os prefeitos com apenas um voto cada um, ou seja, nestas cidades em que só tem um postulante, se o  candidato votar em se mesmo, já estará eleito. Essas exceções são em São Mamede e Bernardino Batista.

Mesmo se nenhum eleitor votar naquele candidato específico, optando por anular o voto ou votar em branco, ele, ainda assim, se tornará prefeito. É que a legislação eleitoral vigente prevê que um candidato, para se eleger, necessita obter 50% dos votos válidos mais um voto, no caso de cidades com mais de 200 mil eleitores. Municípios com número inferior a este, será declarado vencedor da eleição aquele candidato que obtiver maioria simples dos votos válidos.

Portanto, na prática, o candidato não se elegerá apenas se não votar nele mesmo. Na Paraíba, os candidatos a prefeito de São Mamede (Jefferson Morais, do DEM) e Bernardino Batista (Gervázio Gomes, do PSB) estão nesta condição confortável, pois são os únicos postulantes à prefeitura de seus municípios. Em todo o país, outros 95 candidatos de 12 estados também estão em situação idêntica.

DIÁRIO DO SERTÃO com TSE

Deixe seu comentário