Compartilhe!

Três focos do incêndio identificados pelo Corpo de Bombeiros no fim da tarde dessa sexta-feira (16), no Pico do Jabre, já foram combatidos, de acordo com o balanço atualizado às 11h deste sábado (17), pelo tenente do 4º Batalhão dos Bombeiros, Dawys Harllan.

Um foco ainda permanece, o incêndio florestal já dura 20 horas. O local é um dos principais pontos turísticos e considerado o ponto mais alto da Paraíba, entre os municípios de Matureia e Teixeira, no Sertão paraibano.

O tenente Dawys, do Corpo de Bombeiros de Patos, explicou que a umidade da madrugada ajudou a baixar as chamas e facilitou no controle do incêndio. “Embora ainda exista risco de reignição por conta da ventilação do local, mas estamos trabalhando duro para evitar”, comentou o tenente.

Ele ainda informou que há 43 pessoas trabalhando no combate às chamas, já que ainda resta um grande foco no local. O Pico do Jabre fica na cidade de Matureia, no Sertão da Paraíba, e é uma área com ampla vegetação, seca e com muitas torres de comunicação.

Carros-pipa combatem os focos e também 20 civis, que se somam aos 23 militares do Corpo de Bombeiros da cidade de Patos e do Comando Regional no Sertão. Como o caminhão-pipa não alcança a área atingida pelas chamas, os bombeiros estão utilizando bombas para transportar a água. Ainda há riscos de surgirem novos focos de incêndio na área e finalizou dizendo que ainda não há causas para o problema, afirmando que o caso vai ser apurado.

jabre-1 jabre-2 jabre-3 jabre-4

 

CLICKPB

Foto – Facebook/Gustavo Wanderley

Deixe seu comentário