Dilermano Simões - médico veterinário.
Compartilhe!

O projeto Castramóvel, uma iniciativa da Prefeitura de Patos em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UFCG-Patos, retomou as atividades nessa terça-feira (18), com uma ação voltada para o exame de diagnóstico da Leishmaniose nos animais que se encontram sob cuidados da Associação Protetora dos Animais de Patos (APPA).

A atividade foi coordenada pelo médico veterinário Dilermano Simões da Vigilância Sanitária, e pela coordenadora de pesquisa e extensão do curso de medicina veterinária, Márcia Melo. Nesta quarta-feira (19), tiveram início as castrações dos cães e gatos machos da APPA, que foram submetidos ao exame e avaliação da equipe. Cerca de nove (9) animais foram castrados nesta ação.

Já nesta quinta-feira (20), terão início as ações nos bairros, começando pelo Mutirão, onde serão realizados exames clínicos e laboratoriais para diagnóstico da Leishmaniose, além dos preparativos para a castração daqueles animais que serão submetidos ao procedimento na próxima semana.

Carlos Peña, coordenador administrativo do curso de Medicina Veterinária, disse que a população deve ficar atenta e levar seus animais para serem examinados e posteriormente castrados.

Ele ainda ressaltou que a APPA também está engajada juntamente com o município e universidade, na busca de auxiliar no mapeamento das áreas onde existe a maior incidência de animais que serão avaliados com vistas à continuidade do projeto.

A unidade móvel ambulatorial faz in loco a realização de exames clínicos que buscam diagnosticar as zoonoses mais comuns, a exemplo do calazar, evitando que a população humana também adoeça.

Nesta primeira fase o projeto atenderá apenas aos cães e gatos machos. Posteriormente, a ação também atenderá às fêmeas. 

Ascom

 

 

Deixe seu comentário