Compartilhe!

O Serviço do Castramóvel, que esteve esta semana no Bairro do Mutirão, realizou durante três dias de atendimento, 20 cirurgias de castração e 120 aplicações de vacina antirrábica em cães e gatos.  A unidade segue para atender os animais do Bairro do Bivar Olinto entre terça e quinta-feira da próxima semana. O horário de atendimento é das 8h às 13h.

CastraçõesDe acordo com o veterinário da equipe do Castramóvel, Dilermando Dantas,  a castração objetiva diminuir o número de animais de rua e consequentemente o risco de acidentes de trânsito e de ataques a pessoas. “Diminuindo também o risco de zoonoses e de outras doenças como câncer”, acrescentou.

Na opinião de Dilermando, os animais, mesmo aqueles que têm casa e dono, se reproduzem e muitas vezes, por falta de condições de criar os filhotes, esses donos soltam os bichos na rua, contribuindo para o crescimento da população de animais que vive solta.

Maurílio Nóbrega, auxiliar técnico e motorista do Castramóvel convocou a população do Bivar Olinto e adjacências para procurar atendimento na unidade móvel que estará estacionada nas proximidades da Unidade Básica de Saúde do Bairro.

Ele informou que estão sendo aplicadas doses da vacina antirrábica para quem ainda não vacinou seu cão ou gato. 

Nesse primeiro momento, estão sendo castrados os animais machos. A partir de dezembro, serão feitas cirurgias de castração nas fêmeas. Os interessados em castrar seu animal de estimação devem procurar a unidade do castramóvel para agendar a cirurgia, levando um comprovante de baixa renda, a exemplo do cartão SUS ou o do bolsa família.

Animais de rua

Maurílio informou que os animais de rua são atendidos através da Associação Patoense de Proteção aos Animais – APPA. A instituição recolhe os bichos e agenda o atendimento e as cirurgias.

Ele explicou que é necessário que o atendimento dos animais de rua seja feito através da APPA porque a instituição dispõe de um local para o pós-operatório, período em que os animais precisam de repouso e acompanhamento.

folhapatoense.com

Deixe seu comentário