Compartilhe!

235.088 candidatos devem se submeter às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecem neste sábado e domingo em 51 cidades paraibanas. O número é 15,18% superior em relação aos inscritos no exame de 2015, quando 204.098 se cadastraram.

O percentual no número de inscritos no Enem na Paraíba é maior do que a média nacional, que registrou, em média, um aumento de 9,42% este ano, com 9,2 milhões de inscritos. O Enem de 2015 contou com 7,7 milhões de inscritos em todo o Brasil.

Este ano, o exame trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. A coleta acontecerá no primeiro ou no segundo dia de provas, assim, não haverá nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra.

O novo procedimento de segurança soma-se aos já utilizados: envelope com lacre e detector de metais. Outra novidade é o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que traz todas as informações necessárias aos participantes além do acompanhamento da inscrição.

Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também terão sua solicitação atendida, caso tenham encaminhado a documentação necessária pelo sistema, na Página do Participante.

Provas — Nos dois dias de exame, 5 e 6 de novembro, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília),ou seja, os paraibanos deverão chegar aos locais de provas  antes do meio dia. As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Oportunidades — A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Mais informações sobre o Enem 2016: http://www.inep.gov.br/

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de responsabilidade do Ministério da Educação. Para tanto, na Paraíba, o Enem possui uma Coordenação de Logística. Os responsáveis pela organização são: José Martins – 99981-9040 ou 98822-3002 ou Gelisa – 99981-3291.

Click-PB

Deixe seu comentário