Início Locais Profissionais da Atenção Básica de Patos recebem capacitação sobre diagnóstico precoce de...

Profissionais da Atenção Básica de Patos recebem capacitação sobre diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer

Capacitar os profissionais da Atenção Básica de Patos a detectar precocemente diversos tipos de câncer como o de mama, do cólon do útero, do reto e os linfomas. Este foi o objetivo de um encontro de capacitação realizado na manhã desta quarta-feira (9) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel, Samu, localizado no bairro do São Sebastião.

A denominada tecnicamente ‘Aula de Educação Continuada’ foi proferida pelo médico Thiago Lins de Almeida, oncologista clínico da Unimed João Pessoa. Dr. Thiago é formado na UFPB,  tem especialização pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e doutorado pela USP.

A capacitação foi destinada a médicos, enfermeiros e agentes de saúde das unidades do Programa de Saúde da Família, os PSF do município, e é realizada através de parceria entre a Secretaria de Saúde de Patos e a indústria farmacêutica Roche.

De acordo com Janaína Lúcio, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Patos, o encontro é importantíssimo porque capacita os profissionais a diagnosticarem precocemente os casos de câncer, ajudando a salvar vidas. “Uma vez que o diagnóstico acontece no início da doença, ele proporciona um tratamento mais eficaz com maiores chances de cura”, completou.

Carlson Andrade, gerente de Acesso Público da Roche, disse que o esperado com a realização do evento, é que os participantes se tornem ainda mais atentos aos sintomas que possam indicar possibilidade de diagnóstico precoce de câncer. “E diagnóstico precoce pode ser fator de cura para a doença”, analisou.

Luciana Rodrigues

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!