Compartilhe!

Capacitar os profissionais da Atenção Básica de Patos a detectar precocemente diversos tipos de câncer como o de mama, do cólon do útero, do reto e os linfomas. Este foi o objetivo de um encontro de capacitação realizado na manhã desta quarta-feira (9) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel, Samu, localizado no bairro do São Sebastião.

A denominada tecnicamente ‘Aula de Educação Continuada’ foi proferida pelo médico Thiago Lins de Almeida, oncologista clínico da Unimed João Pessoa. Dr. Thiago é formado na UFPB,  tem especialização pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e doutorado pela USP.

A capacitação foi destinada a médicos, enfermeiros e agentes de saúde das unidades do Programa de Saúde da Família, os PSF do município, e é realizada através de parceria entre a Secretaria de Saúde de Patos e a indústria farmacêutica Roche.

De acordo com Janaína Lúcio, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Patos, o encontro é importantíssimo porque capacita os profissionais a diagnosticarem precocemente os casos de câncer, ajudando a salvar vidas. “Uma vez que o diagnóstico acontece no início da doença, ele proporciona um tratamento mais eficaz com maiores chances de cura”, completou.

Carlson Andrade, gerente de Acesso Público da Roche, disse que o esperado com a realização do evento, é que os participantes se tornem ainda mais atentos aos sintomas que possam indicar possibilidade de diagnóstico precoce de câncer. “E diagnóstico precoce pode ser fator de cura para a doença”, analisou.

Luciana Rodrigues

Deixe seu comentário