Início Locais ‘Novembro Azul’ é lançado em Patos nesta sexta (18) pelo prefeito interino...

‘Novembro Azul’ é lançado em Patos nesta sexta (18) pelo prefeito interino Lenildo

Novembro azulO prefeito Lenildo Morais (PT) abre na manhã desta sexta-feira (18), às 8h, a programação do município para campanha ‘Novembro Azul’ numa solenidade em que será oferecido café da manhã aos participantes na sede da Prefeitura, no Centro de Patos.
Novembro Azul é uma campanha mundial que começou na Austrália, em 2003, e objetiva conscientizar sobre detecção precoce do câncer de próstata nos homens.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Lúcio, a programação acontece em locais estratégicos com a realização de palestras e grupos de debates e orientações sobre a detecção precoce do câncer e sobre a importância da realização dos exames regularmente.
A programação de palestras e orientações serão realizadas pelas Equipes de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família juntamente com professores e acadêmicos do Curso de Medicina e Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos – FIP.
Além das palestras e discussões, serão oferecidos serviços preventivos como aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, testes rápidos de HIV e atividades de relaxamento com educadores físicos e fisioterapeutas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
“Serão encontros para reflexão e para conscientização sobre a importância de se cuidar da saúde e prevenir doenças, com atenção especial para os cuidados sobre o câncer de próstata”, analisou Janaína.
Ela informou, ainda, que para os casos em que houver necessidade da realização de exames complementares, os usuários serão encaminhados para suas Unidades Básicas de Saúde da Família e de lá serão referenciados para o Centro de Especialidades Frei Damião.
Dia Mundial de Combate
Nesta quinta-feira (17), Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a programação aconteceu desde as 8h, na sede da Cagepa, no Bairro do Salgadinho.
As atividades têm o objetivo de chamar a atenção dos servidores da empresa e a população em geral para a importância da realização dos exames regularmente após os 40 anos.
O câncer de próstata, assim como os outros tipos de cânceres, tem aumentada a chance de cura se for detectado no início. O encontro teve a participação do médico residente Alexandre Ferreira Gomes, da Unidade Básica Ministro Ernane Sátyro, e da equipe do Nasf, formada pela fisioterapeuta Gislaine Macedo, a psicóloga Mayara Ferreira, do nutricionista José Everton Sousa, o farmacêutico Ortyz Brilhante e Richardson Dantas, coordenador do DGA 3. Houve também distribuição de brindes e de certificados aos participantes das palestras.
Programação
A programação do Novembro Azul segue na próxima segunda-feira (21) no Centro Pop, localizado na Avenida Pedro Firmino. Na terça-feira (22), as atividades são destinadas aos servidores do Corpo de Bombeiros e à população em geral, na Unidade Básica de Saúde Rosinha Xavier, a partir das 9h.
Na quarta-feira, dia 23, a programação acontece no Centro Social Urbano, no Bairro do Jatobá, a partir das 8h. Na quinta-feira, dia 24, as equipes de saúde estarão com a programação do Novembro Azul na Associação dos Sapateiros, no Monte Castelo, também a partir das 8h.
Na sexta-feira, dia 25, as atividades voltam ao Salgadinho. Desta vez na sede do Sebrae, a partir das 15h.
Na segunda-feira, dia 28, as atividades acontecem na STTrans, no Bairro do Belo Horizonte, a partir das 19h. Dia 29, terça-feira, a programação segue para a CEASA, no Jardim Magnólia e, dia 30, encerra a programação no Batalhão Militar, no Jardim Lacerda, a partir das 8h.

Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!