Início Locais Semana Nacional de Conciliação é aberta em Patos

Semana Nacional de Conciliação é aberta em Patos

Na tarde de ontem (segunda-feira, 21 de novembro), aconteceu no Fórum Miguel Sátyro a abertura da Semana Nacional de Conciliação com o tema “Abraçando a Cidadania por uma Cultura de Paz”. Estiveram presentes os representantes do Poder Judiciário paraibano e patoense, como também entidades ligadas à Justiça.

 A solenidade contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Leandro dos Santos, o Juiz Federal, Claudio Girão Barreto, o advogado Maurício Alves, além do secretário de Defesa do Consumidor (Procon-Patos), Francisco Jacinto.

 O evento proporcionou aos participantes um momento de formação a partir de palestras sobre ‘os conciliadores e a experiência da 14ª vara Federal da Paraíba’ e sobre ‘o papel da advocacia na composição amigável dos litígio’, como também a oportunidade de participarem de oficinas apresentadas pelas entidades participantes.

O diretor do fórum Miguel Sátyro e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Patos – CEJUSC, juiz Hugo Gomes Zaher, falou da finalidade da Semana Nacional de Conciliação e a importância deste evento para a história de Patos.

 Reconciliação “Durante toda esta semana, o Conselho Nacional de Justiça promove a Semana Nacional de Conciliação que tem como objetivo mobilizar as pessoas a procurarem uma forma adequada de solucionar conflitos, principalmente pela forma conciliatória. A partir desta pauta, a comarca de Patos decidiu reunir todas as entidades ligadas à administração da justiça para que possam trocar experiências e falar sobre a cultura de paz, tornando assim este evento um marco para história da cidade”, comentou.

 O secretário de Defesa do Consumidor, Francisco Jacinto, que apresentou uma das oficinas mostrando os trabalhos realizados pelo Procon, ressaltou a importância da conciliação.  “Falar de conciliação é a mesma coisa que falar de paz, alegria, tranquilidade e nos traz a igualdade entre as pessoas. No Procon-Patos sempre buscamos a conciliação. Em média temos 300 conciliações e sempre estamos conversando com o consumidor/comerciante, e geralmente o conflito é resolvido”, destacou.

 Esta é a 11ª edição da Semana Nacional de Conciliação que acontece entre os dias 21 e 25 de novembro. Promovida pelo Poder Judiciário para buscar soluções alternativas aos conflitos apresentados à justiça.

Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!