Compartilhe!

O atendimento do castramóvel nesta semana acontece no Bairro do Matadouro que segue nesta quarta (30) e quinta-feira (1º) realizando a castração de cães e gatos machos que possuem dono.

De acordo com o veterinário Dilermando Dantas, é preciso que a população tome consciência da importância do trabalho do castramóvel e traga os animais para serem castrados, vacinados e examinados. O veículo estará atendendo a partir das 9h nas proximidades da Unidade Básica de Saúde Maria Madalena, no Matadouro.

“O excesso de animais nas ruas acaba se transformando numa questão de saúde pública, pois os animais, mesmo os que têm donos, acabam reproduzindo e seus donos  por não terem condições de cuidar de muitos bichos acabam jogando os animais na rua, contribuindo para a superpopulação de cães e gatos nas ruas e consequentemente o aumento do risco de zoonoses, em especial para a raiva que pode ser transmitida ao homem”, analisou.

Os bairros já visitados pelo castramóvel foram o Mutirão, Morro e o Bivar Olinto.  Além das  castrações, os animais são atendidos com testes rápidos de leishmaniose e aplicação de vacina antirrábica.

Dilermando informou também que a escolha dos bairros a serem beneficiados é feita pela Associação Patoense de Proteção aos Animais – APPA e de acordo com a demanda.

Animais de rua

Os animais de rua também estão sendo atendidos, mas através de instituições que possam cuidar deles durante o período pós-cirúrgico. A castração deles acontece através da APPA que faz o agendamento das consultas e cirurgias. 

A equipe do castramóvel é formada  pelos veterinários Dilermando Dantas e Jayme Rafael Lopez Morales e por técnicos e auxiliares.

Dilermando enfatizou que o serviço do castramóvel “visa atender a população de baixa renda que não tem consições de pagar uma assistência médica veterinária particular, na oportunidade,  também são tirdas dúvidas relativas ao manejo dos animais e aos cuidados com as boas práticas de criação”.

 

Assessoria 

Deixe seu comentário