O leite do banco ajuda a preservar a saúde e vida dos RNs da Maternidade de Patos
Compartilhe!
Dez bebês que estão na Maternidade de Patos dependem atualmente do leite do Banco para se alimentar
Dez bebês que estão na Maternidade de Patos dependem, atualmente, do leite do Banco para se alimentar

Não há mais estoque no Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kerle, da Maternidade de Patos. O que está sendo coletado, está sendo pasteurizado e distribuído com os recém-nascidos que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, na UCIN e na enfermaria Mãe-Canguru. Para tentar contornar essa crítica situação, que se agrava tradicionalmente neste período de férias, por causa da diminuição das doações, a equipe do Banco de Leite está visitando as mulheres de Patos, que tiveram bebês recentemente, realizando visitas em cidades próximas, a exemplo de Teixeira e São José do Bonfim, além de intensificar as visitas as pacientes conscientizando-as da importância da doação do leite excedente.

A coordenadora do BLH, Joana Sabino, alerta para a gravidade do banco está sem reserva de segurança e argumenta que se não houver mais doações, nos próximos dias, a alimentação dos prematuros internos na Maternidade de Patos ficará seriamente comprometida. “A situação é grave. O número de doadoras diminuiu muito e não temos mais estoque, por isso faço um apelo às mães que doem o excedente do leite, principalmente, as que moram em Patos, pois a situação é muito delicada”, reitera Joana. Ela lembra que os bebês da UTI são todos prematuros e o leite materno os ajuda a sair do quadro crítico mais rapidamente.

Desde que iniciou o trabalho de campo, a equipe do Banco já realizou 33 visitas às mães que receberam alta da unidade e moram em Patos, nos bairros de Belo Horizonte, Monte Castelo, Viva Olinto, Vitória, Sete Casas, Salgadinho, Santo Antônio, Liberdade e Monte Castelo, além das visitas diárias nos alojamentos da Maternidade. Hoje (10), há três bebês na UCIN, mais quatro na UTI e três na Mãe-Canguru que se alimentam, exclusivamente, de leite materno. “É desesperador não ter estoque que garanta a alimentação destes recém-nascidos para os próximos dias, pois não podemos fabricar o produto, nem substituí-lo, por isso, apelo às mães que tem excedente que entrem em contato com a Maternidade que fazemos a coleta em domicilio”, afirma Joana. Ela explica que a doação não prejudica o filho da doadora, pois o leite doado é o excedente, ou seja, o que não é importante para o bebê que suga o leite no seio da mãe.

Joana Sabino coordenadora do Banco de Leite está realizando visitas às mães para pedir doações
Joana Sabino, coordenadora do Banco de Leite, está realizando visitas às mães para pedir doações

Para ser doadora é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252, que a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e da ordenha mamária, e também leva um kit esterilizado do Banco de Leite composto por gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora,  para que o leite seja ordenhado com qualidade.

Assessoria

Deixe seu comentário