Compartilhe!

IMG 20170113 WA0028Na manhã desta quinta-feira (12), o Coordenador de Saúde Bucal, Dr. José Medeiros,  acompanhado da Gerente de Saúde Bucal do município, Vanessa Dantas e do diretor do presídio de Patos, Isaac Júnior, visitaram o posto de atendimento do presídio e após detectaram a carência de material, garantiram se empenhar em buscar soluções para a situação.

Após compromisso firmado entre a direção do presídio e o coordenador municipal de Saúde Bucal, o atendimento de Assistência Odontológica foi reativado no Presídio Regional Romero Nóbrega. Segundo Dr. Medeiros, há cerca de sete meses, esse atendimento não era realizado, devido à falta de insumos e manutenção de equipamentos naquela unidade.

Para Dr. Medeiros, a reabertura do atendimento de saúde bucal elimina os custos de deslocamento e evita os riscos com a segurança pública.

“No momento, há quase seis ou sete meses, não ocorria atividades de assistência odontológica na unidade para os apenados e isso era muito grave. Para poderem tirar um apenado daqui (do presídio), com problemas sintomatológico de dor ou infecção, teria que organizar uma operacionalidade de alto risco que exigia GOE, BOPE para fazer um deslocamento deles até o Maria Marques (Pronto Atendimento). Além de uma operacionalidade logística de deslocar pessoas, havia custos e também o risco para a sociedade”, comentou.

Quanto ao atendimento nos demais postos, Dr. Medeiros falou que, devido ao número de profissionais em gozo de férias, os serviços foram reduzidos, mas as devidas providências já estão sendo tomadas.

“Na nossa coordenação, estamos fazendo um levantamento de quase todas as unidades de saúde. Infelizmente, pegamos o município onde a gente encontrou grande parte do pessoal de odontologia e efetivos de férias e o grande problema existente é a falta logística de recursos humanos, mas nós estamos fazendo o possível pra que volte essa operacionalidade como um todo. Dar continuidade, principalmente, no suprimento à necessidade dessas unidades. Estamos providenciando para que a sociedade passe a ter de direito e de fato o seu atendimento como determina o sistema SUS (Sistema Único de Saúde), completou.

Assessoria

Deixe seu comentário