Pacientes aguardam atendimento no saguão do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.
Compartilhe!

Patoenses que vivem a dura realidade do diagnóstico de câncer, além de sofrer com a doença, padecem em busca de tratamento.

É que esses pacientes precisam viajar 350 quilômetros de Patos até João Pessoa, capital do Estado, para fazer tratamento no Hospital Napoleão Laureano. Sofrimento que poderia ser minimizado caso o Hospital de Oncologia, no qual foram investidos R$ 2,7 milhões, estivesse em funcionamento. 

A unidade foi entregue em julho de 2016, porém, está, até hoje, inutilizada. Faltam os equipamentos e a habilitação, responsabilidades que cabem ao Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o hospital foi construído a partir de uma parceria com o Ministério da Saúde. No final de 2015, conforme a secretaria, foi solicitado ao Ministério da Saúde a liberação dos recursos, mas nenhuma resposta foi dada. 

O recurso que deve ser liberado pelo Governo Federal é de 50 milhões de reais por ano. Mas até agora nada foi destinado ao hospital. Enquanto isso, a casa de apoio aos pacientes de câncer, construída em patos através de doações, pelo projeto amigas viva a vida, permanece fechada, aguardando que o hospital comece a funcionar.

A Secretaria de Saúde do Estado também afirmou que aguarda recursos do Ministério da Saúde para aquisição de equipamentos. Porém, segundo o Ministério da Saúde, não foi recebido, até o momento, nenhuma solicitação de habilitação de unidade hospitalar no município de Patos.

Cerca de 50% dos pacientes atendidos no hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer na Paraíba, são do interior do estado. Mais de 400 pacientes só da cidade de Patos. 

maispatos.com

Deixe seu comentário