Topetinho-verde faz parte de acervo do observador de aves de Paraíba (Foto: Luiz Damasceno/ Vc no TG)
Compartilhe!
Bandeirinha faz pose para a foto e revela a origem de seu nome popular (Foto: Luiz Damasceno/ Vc no TG)

Luiz Cavalcanti Damasceno, morador de João Pessoa (PB), é aposentado pela Casa da Moeda do Brasil, e ativo nas práticas de observar e fotografar aves.

Os primeiros cliques feitos pelo observador da fauna e flora brasileiras foram há mais de vinte anos. “Sempre costumava viajar nas minhas horas livres e, nos momentos oportunos, fotografava as cenas que julgava interessantes. O gosto pela natureza foi desencadeado por conta de um concurso que fui contemplado com a foto de um ipê-amarelo em 1994. Tive o incentivo dos familiares e amigos”.

m 2010, Luiz começou a fotografar aves e compartilhar os registros no segundo maior site de aves do mundo. E o gosto por clicar pássaros foi aumentando a cada dia, tanto que, atualmente, o fotógrafo conta com um acervo de 1.033 espécies registradas.

Pintor-verdadeiro (Foto: Luiz Damasceno/ Vc no TG)

Entre tantos flagrantes, alguns específicos chamaram atenção de grandes críticos. Foram eles: o beija-flor-rubi, chifre-de-outro, topetinho-verde, beija-flor-de-orelha-violeta, bandeirinha, beija-flor-rubi.

Outro destaque foi para o clique certeiro do pintor-verdadeiro. A ave que chama atenção pelas cores vivas já foi fotografada por Luiz mais de uma vez, e garantiu emoção ao fotógrafo.

“Foi emocionante por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção. Já fotografei algumas vezes em Alagoas e na Paraíba.”, diz.

G1PB

Deixe seu comentário