Imagem ilustrativa
Compartilhe!

Um menino de 10 anos de idade, natural da cidade de Monte Horebe, foi vítima de mordida de cobra por volta das 18h30min dessa segunda-feira (6), e por falta de soro antiofídico em hospitais da região sertaneja a criança foi transferida para o Hospital de Trauma de Campina Grande. Foi o que informou um internauta de Monte Horebe.

O Serviço Social do Trauma em Campina Grande confirmou nesta terça-feira (7), que o menino deu entrada no Trauma e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital, mas não divulgou o estado de saúde dele.

O internauta informou à redação do Diário do Sertão que a criança estava brincando na rua de casa, quando teria sido atacado por uma cobra da espécie cascavel. Ele se disse indignado, pois o menino poderia ter tido agravamento ainda maior no quadro de saúde por falta do medicamento em hospitais do Sertão. O informante contou ainda, que a cobra foi capturada por moradores depois do ocorrido.

A criança deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras na noite dessa segunda, mas não tinha o soro antiofídico. A informação chegada a nossa reportagem dá conta que o Hospital Regional de Sousa foi contatado pela equipe de Cajazeiras, mas foi informada que também não tinha o soro.

O outro lado

O HRC informou que dispõe de vacina, que também são contra picadas de animais peçonhentos específicos, porém, a família do paciente não sabia ao certo que tipo de animal teria atacado a criança.

Segundo o HRC, sem a certeza de qual animal teria picado o garoto foi decidido pela transferência para outro centro de saúde mais avançado, onde dispõe do soro polivalente que serve para combater o efeito de diversos venenos.

O HRC explicou também que esse tipo de soro é escasso, por isso só está disponível em grandes centros e em hospitais de alta complexidade.

O Diário do Sertão também tentou ouvir a diretora do Hospital Regional de Sousa, porém as ligações não foram atendidas, mas deixamos o espaço caso queira se pronunciar.

Diário do Sertão 

Deixe seu comentário