?
Compartilhe!

Uma reunião com os enfermeiros da atenção básica do município, na manhã desta terça-feira, (07/02), no auditório do SAMU, marcou o primeiro contato com a categoria, afim de debaterem as principais deficiências nos atendimentos das unidades de saúde.

Na ocasião, foram debatidos vários assuntos, dentre eles alguns temas de maior relevância, como: horários; presença de médicos e enfermeiros nas unidades de saúde; remuneração de servidores; mapeamento das áreas e atendimentos dos agentes comunitários de saúde.

Os profissionais da saúde consideram de extrema importância esta integração entre a gerência e a unidade que trabalha diretamente com o usuário. Conseguindo alinhar uma filosofia de trabalho em que todos exerçam suas funções de uma forma dinâmica e com a realidade que se vive no momento.

O enfermeiro Errimar Segundo, da Unidade de Saúde Ministro Ernani Sátyro, comparou a integração dos profissionais a uma bicicleta, que precisa estar sempre em movimento, correndo o risco de cair quando para de andar.

“A gente, inicialmente, está fazendo os planejamentos, os elos, as parcerias, e o pessoal ainda vem muito machucado quanto a um procedimento, ainda desqualificado, de assistência à saúde pelo que nós passamos com um período bem distante da realidade que seria necessário para atendimento da população”, comentou.

Para a gerente da Atenção Básica, Denisy Dantas Melquiades, o objetivo do encontro é tentar estreitar os laços com os profissionais que têm contato direto com a população.

“Criar vínculos, laços com aqueles profissionais que se encontram no momento lá na unidade de saúde, fazendo o acolhimento ao paciente junto aos nossos usuários. O primeiro passo está sendo dado para que a gente consiga um elo entre o profissional que está na atenção básica e a gestão do nosso município”, disse.

A gerente ainda aproveitou a oportunidade para enfatizar que a humanização no atendimento à população é uma das principais prioridades.

“A humanização, em todos os serviços, é prioridade desde o atendente até o médico da unidade. A contribuição desses profissionais é fundamental para que a gente possa, juntos e com parcerias, construir uma assistência de qualidade. Nós temos a ideia de inovar e trazer a implantação de outros programas para o nosso município, como a cobertura de mais dez unidades de saúde, porque Patos, hoje, contempla 51 unidades; o programa ‘Melhore em Casa’ onde nós temos como implantar cinco equipes do programa para dar assistência ao usuário em sua residência, além do programa ‘Consultório na Rua’ e terapias complementares”, acrescentou Denisy.

Outras reuniões estão sendo planejadas com os diversos profissionais da área de saúde, completando um elo entre todas as equipes de atendimento da Secretaria de Saúde de Patos.

ASCOM – Secretaria de Saúde de Patos

Deixe seu comentário