Compartilhe!

gerais 1 1A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou da última sexta-feira até a noite deste domingo a Operação Duas Rodas na BR-230. As abordagens aconteceram nos municípios de Patos, Santa Luzia, Condado, Malta e Santa Terezinha e priorizou a fiscalização de motocicletas e ciclomotores. Durante toda a ação, mais de 100 veículos foram fiscalizados e 227 autos de infração foram emitidos.

A ação faz parte do calendário anual de operações da PRF e tem como objetivo retirar de circulação os condutores imprudentes como também intensificar a fiscalização de veículo duas rodas por conta do Período Carnavalesco que acontecerá no final do mês de Fevereiro de 2017.

gerais 2 1As estatísticas de acidentes envolvendo esse tipo de veículo causam preocupação devido ao grau de letalidade. Em 2016 mais de 44% dos óbitos registrados nas rodovias federais que cortam a Paraíba foram decorrentes de acidentes envolvendo veículos de duas rodas. As estatísticas mostram também que 38,5% % dos acidentes registrados no ano passado, pelo menos um veículo envolvido era motocicleta ou ciclomotor. Além disso, nos acidentes em que esse tipo de veículo se envolve, 60,3% dos feridos são considerados graves.

Em apenas três dias de trabalho diversas irregularidades foram verificadas e 227 autos de infrações foram extraídos. A maioria por condutor dirigir inabilitado e a falta do uso de capacete. Além disso, foram feitos 71 testes de bafômetro, onde 13 condutores acabaram autuados; sendo três presos.  56 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF por apresentar alguma irregularidade; destes, 52 eram duas rodas.

gerais 3Os trabalhos de fiscalização à veículos duas rodas estão tornando-se parte indispensável no planejamento das ações de operações da PRF. O chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF na Paraíba, Eduardo Guimarães, afirma o porquê desta necessidade. “As estatísticas revelam uma realidade cada vez mais cruel, onde pessoas, na maioria de jovens, perdem a vida no trânsito por negligenciarem as regras mais elementares de circulação e segurança. E este público compõe justamente os usuários de veículos duas rodas”, pontuou o Guimarães. Ele disse ainda que é por conta desta realidade que operações como estas continuarão a acontecer em vários pontos da Paraíba ao longo do ano. 

 

Assessoria PRF/PB

Deixe seu comentário