Compartilhe!

1 3Reunidos nesta quinta-feira, (16/02), no auditório do SAMU, farmacêuticos e Conselho Regional de Farmácia (CRF), debateram e discutiram temas de interesse da categoria para resolutividade da atuação destes profissionais no atendimento aos usuários da saúde nas Unidades de Saúde do município, como também questões de armazenamento, controle e distribuição de medicamentos por parte dos que atuam nestas áreas.

A partir de agora, os farmacêuticos estarão fazendo o controle dos medicamentos nas Farmácias Básicas e Populares gerenciadas pelo município e coordenando o controle de distribuição nas Unidades Básicas de Saúde. Serão definidas a áreas que centralizarão o armazenamento, facilitando à população o acesso aos remédios indicados pelos médicos quando do atendimento em suas localidades, inclusive o Distrito de Santa Gertrudes.

A população terá mais agilidade no atendimento de seus pleitos sem a necessidade de ações judiciais. Para a presidente do CRF, Cila Gadelha, o encontro foi muito positivo. “Considero muito positiva a participação com as novas gestões que estão assumindo, acho que foi uma iniciativa bastante inteligente da nova gestão, chamando o conselho de classe para que possa ajudar e tirar todas as dúvidas no tocante à assistência farmacêutica no município e tentar atender a população no que for melhor.” Cila Gadelha ainda acrescentou que veio a Patos não para cobrar e sim orientar quanto aos serviços de farmácia.

2 3Evanise Barbosa, coordenadora de Assistência Farmacêutica do município também avaliou o encontro. “Uma avaliação muito positiva, tendo em vista que o município estava com algumas demandas judiciais de medicações denunciadas ao Ministério Público e a gente pode esclarecer que muitos destes trâmites judiciais poderiam ter sido evitados se viessem diretamente à gente da secretaria de saúde para adquirirem as medicações que já existem no município e muitos usuários foram diretos à justiça via Ministério Público para pedir essas medicações. Diante das orientações do CRF, nós agora estamos mais aptos a fazer o serviço andar, naquilo que a gente tá precisando como fazer chegar às pessoas que não podem vir à secretaria, que entreguemos em suas residências sem demandas judiciais,” disse.

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, considerou muito importante o encontro com o Conselho Regional de Farmácia que dirimiu muitas dúvidas dos profissionais de farmácia e saem do encontro com diversas propostas e projetos para implantar farmácia em cada Distrito Geo-Administrativo (DGA) com responsável técnico, conforme o conselho preconiza. A população estará mais próxima dos medicamentos. Ao invés deles procurarem a farmácia no Jatobá ou no Centro, vão estar procurando dentro do DGA que ele faz parte. A reunião foi acompanhada por profissionais da área jurídica de ambas as partes para reforçarem os termos acordados e celebrarem entendimentos para destravar as demandas judiciais.

Assessoria

Deixe seu comentário