Imagem ilustrativa
Compartilhe!

WhatsApp Image 2017 02 17 at 16.42.57A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciou hoje, sexta-feira (17/02), a Campanha de Vacinação Antirrábica da zona rural.

Os alunos do Curso de Medicina Veterinária serão voluntários do projeto, que tem à frente a Dra Maíra Porto.

A campanha que é desenvolvida em todo Brasil, tem como objetivo vacinar cães e gatos para evitar a transmissão do vírus da raiva, principalmente, para o ser humano, pois uma vez transmitida pode ser extremamente agressiva e fatal. A vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães e gatos a partir dos três meses de idade.

O vírus da raiva é transmitido por meio da saliva dos animais contaminados e repassado, principalmente, pela mordida. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos a doença apresenta sinais diferentes, mas não menos agressivos.

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, com o intuito de desenvolver uma campanha eficiente, fez uma solicitação aos presidentes de associações rurais.

“Queria solicitar aos presidentes de associações rurais que nos procurem com suas demandas para dizer o dia dentro do nosso calendário que eles podem nos atender, para que façamos uma cobertura vacinal maior, já que houve uma deficiência muito grande na campanha vacinal de outubro do ano passado”, disse João Paulo de Lacerda.

A vacina antirrábica é distribuída de forma gratuita.  Na zona rural, a campanha será realizada até o dia 18 de março, e ainda no mesmo mês, março, terá início à campanha na zona urbana.

Cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica da zona rural:

– 17 de fevereiro, Comunidade Boi de Brito;

– 18 de fevereiro, Comunidade Patativa do Assaré;

– 2 de março, Comunidade das Trincheiras;

– 18 de março, Comunidade Mocambo de Baixo e Mocambo de Cima

Assessoria 

Deixe seu comentário