Compartilhe!

Dos 223 municípios do estado da Paraíba, 39 deles ainda não tiveram registro de chuvas neste de ano de 2017. O levantamento foi feito com base nos dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Ainda, entre os 39 municípios que não tiveram chuvas ainda, 10 deles são da região do Cariri paraibano.

O levantamento considerou os percentuais de captação de chuvas do dia 1º de janeiro de 2017 até 7h desta quinta-feira (23). De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o fato da região do Cariri ter tantas cidades ainda sem registros de chuvas está relacionado ao período da estação de chuvas.

“O período de estação de chuvas do Cariri paraibano fica entre os meses de fevereiro e abril. Ou seja, estamos apenas entrando na estação de chuvas e elas podem ser abaixo, na média ou acima da média. Isso muda em cada ano”, explicou ela.
Ainda na lista dos municípios que não tiveram chuvas, alguns deles estão em pleno litoral do estado, onde as condições acabam sendo mais favoráveis na maior parte das situações, como Baía da Traição, Conde, Cuité de Mamanguape e Lucena.
Mais chuvas

Já as 10 cidades que mais tiveram registros de chuvas entre 1º de janeiro de 2017 até 7h desta quinta-feira foram Bom Sucesso (323,4mm); Mato Grosso (316,0mm); Sousa (298,1mm); Condado (291,5mm); Diamante (286,0mm); Patos (283,3mm); Monte Horebe (282,9mm); Malta (278,3mm); Lagoa (276,3mm); e Cajazeiras (274,2mm).

Confira as cidades que não tiveram chuvas em 2017 (até as 7h de 23 de fevereiro)
Alcantil
Areial
Assunção
Barra de Santa Rosa
Baía da Traição
Cabaceiras
Cacimbas
Caldas Brandão
Camalaú
Conde
Coxixola
Cuité de Mamanguape
Damião
Duas Estradas
Esperança
Gado Bravo
Gurjão
Igaracy
Itapororoca
Itatuba
Lagoa de Dentro
Lastro
Lucena
Marcação
Montadas
Mulungu
Nova Palmeira
Olivedos
Parari
Picuí
Pilõezinhos
Riachão
Riachão do Bacamarte
Santo André

G1PB

Deixe seu comentário