Compartilhe!

A população de Várzea está revoltada com a morte de cães e gatos na cidade. Somente na semana passada, 12 animais foram encontrados mortos, depois de terem sido envenenados.

Muitos deles ainda foram encontrados agonizando nas ruas da cidade, apresentando sangramento pelos ouvidos. Os cachorros, na tentativa de aliviar as dores, se jogavam no chão uivando, com salivação intensa, e girando em volta do próprio corpo. Uma parte desses animais não tinha dono, e vivia pelas ruas da cidade, e outra era de estimação, o que causou grande revolta em seus donos.

Pelo menos 12 animais foram encontrados mortos pelas ruas da cidade, e de acordo com os moradores, eles comeram pedaços de carnes que foram jogados. 

Aos poucos eles foram sendo encontrados agonizando. Nas redes sociais, a revolta logo se espalhou e as pessoas começaram a pedir providências, no sentido de prender os culpados.

Envenenar animais é crime

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno.

Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Fazer BO é melhor maneira de conseguir resolver o problema. Quanto mais BOs com o mesmo caso registrado na delegacia, fica mais fácil a polícia investigar e salvar os animais.

 

Blog Jefte News 

 

Deixe seu comentário