Compartilhe!
Comunidade em Santa Gertrudes enfrenta transtornos

Agricultores de algumas cidades do Sertão da Paraíba tiveram as esperanças renovadas por causa das chuvas que ocorreram nos últimos dias no Sertão. No entanto, por causa de problemas estruturais, a chegada das águas tem provocado transtornos em uma comunidade no distrito Santa Gertrudes, próximo ao município de Patos. 

Recentemente, um açude situado na região, conhecido pelo mais velhos de Jacu e pelos mais jovens de Açude da Lama, voltou a sangrar, após oito anos de sucessivas reduções no volume. O problema é que cerca de 60 famílias moram perto do açude e, quando o nível do reservatório aumenta, metade delas fica ilhada. A alternativa é atravessar as águas utilizando canoas, mas nem sempre a estratégia é viável. “Fica muito difícil”, relata o trabalhador rural José Alves.

A Defesa Civil de Patos esteve no local para avaliar a situação. De acordo com o coordenador, Otaviano Ferreira, o Corpo de Bombeiros já está alerta para possíveis ocorrências. “Se alguém precisar de socorro ou até mesmo entrega de mantimentos os bombeiros estarão de prontidão”, garante.

Os alagamentos também prejudicam a outra metade da comunidade. Mesmo sem ficarem ilhados, os moradores precisam fazer um percurso muito maior se precisarem ir até a cidade de Patos. “Quem tem meio de transporte, beleza, mas quem não tem acaba enfrentando as águas”, diz a moradora Maria Aparecida.

O secretário da Infraestrutura de Patos, Antônio Carlos Lito, disse que equipes vão vistoriar a área para elaborar um projeto que solucione os transtornos enfrentados pela comunidade. 

Portal Correio

 

Deixe seu comentário