Compartilhe!
Arco-íris de fogo foi flagrado no céu de Campina Grande, na Paraíba (Foto: Márcio Sarmento / Arquivo Pessoal)

Um fenômeno raro conhecido como “arco-íris de fogo” foi flagrado no céu de Campina Grande, no Agreste paraibano, por volta do meio-dia deste domingo (19). O flagrante foi feito por Márcio Sarmento, que enviou a foto ao G1. O registro foi feito quando ele passava pela avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade.

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, o fenômeno acontece quando os raios solares batem em cristais de gelo nas nuvens e ocorre uma refração, gerando as cores bem parecidas com as do arco-íris.

“Esse fenômeno não é um arco-íris, mas o efeito é bem parecido. Por isso tem esse nome. Ele é raro pois para acontecer é necessário que o sol esteja bem no topo do céu, por volta do meio-dia, e atingir nuvens cirrus, que são nuvens com cristais de gelo, que ficam a cerca de 6 a 10 km de altitude, na troposfera”, explicou a meteorologista.

Este é o segundo fenômeno raro flagrado na Paraíba em menos de uma semana. Na última segunda-feira (13), o estudante de meteorologia flagrou um fenômeno chamado de “Gigantic Jets”, que em português significa “Jatos Gigantes”.  Esse fenômeno é tão raro que a professora da Universidade de São Paulo (USP) Rachel Albrecht, que é especialista em tempestades, afirmou que nunca tinha visto um registro tão bonito do fenômeno feito no Brasil.

G1 PB

Deixe seu comentário