Compartilhe!

Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde e trabalhadores em relação à prevenção e assistência a acidentes de trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, abriu nesta segunda feira (03/04), a campanha “Abril Verde” na unidade de Patos, localizado no Bairro de Santo Antônio.

Em solenidade bastante prestigiada, a Coordenadora do órgão, Yara Dayne de Lira, falou que o evento tem como foco a saúde do trabalhador. “O CEREST atua como o principal lugar pra gente tratar, abrir, pra gente verificar a questão da saúde do trabalhador como público alvo. Vamos ter ações com mototaxistas, com todos os trabalhadores não numa questão só ligada ao município, mas todo e qualquer trabalhador. A importância deste abril verde é justamente isso, tratar e prevenir, fazer ações ligadas à saúde do trabalhador. Prevenção de acidentes ligado ao trabalhador,” disse.

O secretário adjunto da Saúde, Wendel Palmeira, que fez a abertura oficial, acrescentou. “O Abril Verde é um movimento que tem o seu objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Essa mobilização se faz necessária para tratar o tema das vítimas de acidentes e as doenças decorrentes do trabalho,” considerou.

O que é o CEREST

Criado pela Portaria Ministerial 1.679/2002, ele tem o papel de assegurar ao trabalhador, retaguarda técnica especializada com um conjunto de ações e serviços da rede SUS. O órgão possui apoio matricial às equipes das mais variadas instâncias da rede de atenção, promoção e vigilância em saúde, suporte técnico de educação permanente, promoção e vigilância à saúde com assistência médica em várias especialidades que serão encaminhadas de acordo com a necessidade de cada trabalhador.

 O Abril Verde entra no calendário do Estado através do decreto Nº 10.864 de 31 de março de 2017 sancionada pelo Governador, Ricardo Coutinho que consta em seus artigos: A Campanha é destinada a promover a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A cor verde em alusão à saúde, representará a campanha e deverá ser utilizada em lenços e em todo o material divulgado.

Assessoria 

Deixe seu comentário