Compartilhe!

Perigo 1A professora Verônica Marques, da cidade de Patos, costuma trabalhar em sala de aula as pinturas do artista plástico patoense, radicado em Fortaleza, Perigo Neto.

O objetivo da professora é despertar no aluno o interesse pela criação artística, notadamente pela pintura. “É um projeto de arte. Trabalho a biografia do pintor e falo de suas obras. No caso de Perigo Neto, mostro fotos de suas pinturas em ambientes públicos, como, por exemplo, os painéis pintados por ele na antiga rodoviária de Patos”, disse a professora.

Verônica consegue prender a imaginação infantil para o universo de cores que são as telas de Perigo Neto, um artista que gosta de pintar ambientes de feira, procissões, festas, sempre com muita diversidade de tipos humanos, e também  temas como o cangaço e a religiosidade sertaneja.

As imagens que ilustram esse texto foram feitas no Colégio Evolução, no fim de 2016, com as crianças da Educação Infantil.

Perigo 2Nesse trabalho realizado no Colégio Evolução a professora incentivou os alunos a  fazerem uma releitura de um dos cangaceiros pintados por Perigo Neto. O resultado do trabalho do alunado foi exposto na própria escola. “A escola me deu total apoio na época para executar meus projetos, sabendo que o aprendizado era prazeroso, lúdico e muito proveitoso”, disse a professora, que esse ano já está com um novo projeto para ser trabalhado, dessa vez com adultos, no CAPS II.

Segundo a professora Verônica o novo projeto, intitulado “Pintando o Sertão com Perigo Neto”, é mais bem elaborado do que o anterior e será posto em prática em breve. “Vamos sempre trabalhar uma tela de Perigo Neto, para ser observada, discutida e haverá a tentativa de copiá-la também, como uma forma de incentivar a criatividade e despertar o gosto pela pintura”, disse a professora Verônica, que está em contato com o pintor Perigo Neto para que ele possa vir à Patos apreciar o trabalho que será feito com as pinturas dele. “Provavelmente ele estará em Patos em junho e deverá conhecer o nosso projeto”, disse.

Para Verônica Marques o patoense Perigo Neto, que expôs suas produções recentes em junho de 2016 no Centro de Cultura, em Patos, é um grande artista. “Fica essa dica para que os professores busquem conhecer os artistas da terra e passem esse conhecimento para nossas crianças e jovens”, finalizou.

As telas de Perigo Neto também estão sendo trabalhadas por uma professora na cidade de Serra, no Espirito Santo. A professora Daniela Celino tem passado para os seus alunos um pouco da história, da cultura e das tradições nordestinas e tem utilizado as telas de Perigo Neto em sala de aula.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário