Compartilhe!

e 2O Governo do Estado da Paraíba desenvolve, desde o ano passado,  em parceria com o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) o  Curso de Bonecas de Pano. O projeto objetiva valorizar o artesanato.

Em Patos o projeto é desenvolvido no Centro Social Urbano, no Bairro do Jatobá. A edição desse ano começou na última segunda-feira, 17, e terá carga horária de 80 horas-aula. A turma é formada por 20 pessoas e já está completa. No final do curso as participantes recebem certificado e muitas delas continuam produzindo as bonecas em suas residências e assegurando assim uma renda extra, pois esse é um tipo de artesanato bastante comercializado. 

A radialista e artesã Célia Lima está nesse projeto desde 2016, onde atua como professora, e disse que a dedicação das participantes é impressionante. “É comprovado cientificamente que o artesanato é bom para a memória, melhora o convívio social e evita a depressão, e aqui em Patos o Curso de Bonecas de Pano tem sido um sucesso” disse ela.

e 1Todo o material utilizado na produção das bonecas é fornecido pelo governo do estado. No final do curso cada artesã fica com uma boneca produzida por ela, outras são expostas e comercializadas numa feirinha que as participantes realizam em Patos e a maior parte é levada para João Pessoa, onde o Cindac faz doações às crianças carentes, comercializa e as expõem em feiras e casas de artesanato.

Na confecção das bonecas se utiliza tecido de algodão, enchimento acrílico, linha, agulhas, tesoura, pistola de cola quente, miçangas, fitas, tintas e pincéis etc, tudo disponibilizado pelo Governo Estadual. As bonecas ficam muito bem feitas, com apuro estético e muita qualidade. “Durante o curso introduzimos outros artesanatos, mas apenas para desenvolver as habilidades, pois o foco mesmo são as bonecas de pano”, disse a professora Célia Lima, que finalizou explicando que “O artesanato é uma ótima oportunidade para as pessoas se expressarem e descobrirem suas aptidões, além de desenvolverem habilidades manuais e a criatividade e através de diferentes técnicas, o artesão pode aprimorar ideias e exercitar a mente, prevenindo, inclusive, problemas de memória”.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com – 99974-0076

Deixe seu comentário