Compartilhe!

A Carreta da Saúde atendeu os moradores da comunidade Campo Comprido em Patos durante a manhã desta quinta-feira, (25/05) levando diversos serviços de saúde àquela localidade, como também aos demais moradores de sítios vizinhos. A população comemorou a ação e tiveram a oportunidade de atualizarem cartão do SUS, fazer testes rápidos de várias doenças, receber medicamentos, realizarem consultas médicas e ainda dar uma renovada no visual através de corte de cabelo e retoques nas sobrancelhas.

As consultas ao dermatologista somaram 32 atendimentos, foram realizadas 10 castrações de felinos, distribuídos 200 Hipoclorito de Sódio, realizadas 75 aferições de pressão arterial, 68 testes de glicemia, distribuição de preservativos masculinos e femininos e 40 pessoas adquiriram cartões do SUS. Ainda houve a distribuição de repelente para gestantes na proteção contra picadas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Carreta da Saúde é uma estrutura com quase 30 metros de comprimento, possui 5 consultórios médicos e faz parte de um projeto do Laboratório Novartis que em parceria com o Governo Federal, percorre grande parte do país levando orientações, consultas e tratamento da hanseníase, integrando um projeto global da Novartis focado na eliminação da Hanseníase até o ano de 2020.

Foi a primeira vez que a carreta prestou atendimento em Patos, viabilizada pelo membro do conselho da Novartis, Pierre Landolt que em outras ocasiões tentou fazer parceria com o município e oferecer este equipamento, não tendo sido atendido. Para ele, foi uma grata satisfação poder oferecer tão importante serviço apostando em uma nova visão do gestor patoense.

O prefeito Dinaldinho Wanderley participou da abertura das ações, classificou: “há muito tempo precisávamos dessas ações e mostrar que a prefeitura está presente em todas as comunidades. A nossa vinda aqui tem exatamente este sentido, trazer toda a prefeitura, principalmente a secretaria de saúde para trazer mais dignidade, mais respeito, não só ao povo de Campo Comprido mas também do Enjeitado, Boi do Brito e todas essas comunidades aqui circunvizinhas e graças a Deus foi um grande sucesso”, acrescentou.

Andressa Lopes, Secretária de Saúde, lembrou que mais uma vez é a secretaria que vem ao encontro do povo. Mesmo levando todos estes serviços, a Carreta da Saúde tem como objetivo, dar um ponto final a hanseníase, e foi exatamente a equipe de vigilância em saúde que organizou toda a estrutura para as ações de prevenção e combate às doenças infecciosas.

“A gente primeiro faz a parte do diagnóstico pra saber se tem alguma mancha, se realmente pode ser a hanseníase. A carreta da hanseníase é toda equipada, é uma grande estrutura, ela realmente é apropriada para isso… os casos de hanseníase e tuberculose são diagnosticados e são monitorados pela secretaria que hoje tem um levantamento detalhado da doença, podemos dizer que está tudo sobre controle.” Falou Bertran Júnior, representando a Vigilância em Saúde do município.

Assessoria 

Deixe seu comentário