Compartilhe!
A fonoaudióloga Flávia integra a equipe do ambulatório

Era para ser uma tarde de entrega de kits com fraldas descartáveis e itens de higiene pessoal, doados por um grupo de voluntários e homenagens às mães que acompanham seus filhos durante o tratamento no ambulatório de microcefalia, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, mas, as presenças de dois cães adestrados transformou as homenagens em algo ainda mais emocionante. A resposta e interação das crianças com os cachorros Angel Golden Retriever e Dorota Spitz Alemão, do Canil Filhos do Bessa, de João Pessoa, foi imediata.

De acordo com a coordenadora do ambulatório de microcefalia, Abymaelle Rodrigues,  a experiência vivenciada foi uma feliz coincidência já que a proprietária dos cães Vandicleide Barbosa, esteve em Patos para entregar kits com itens arrecadados numa campanha voluntária de doação. “O foco da programação foi à homenagem às mães, tanto que fizemos dinâmicas, realizamos sorteio de brindes, preparamos um lanche especial, e isso foi muito importante porque conseguimos uma interação muito boa com elas que precisam estar com a autoestima elevada para dar o suporte necessários aos seus filhos que precisam de uma atenção diferenciada”, reitera Abymaelle.

Abymaelle, coordenadora do ambulatório e enfermeira da_Maternidade

Para a diretora assistencial da Maternidade, Luciana Maia, esta primeira abordagem com a cinoterapia, que é uma terapia diferenciada, com uso de cães, foi muito bem aceita pelos pacientes do ambulatório. “Foi uma vivência prazerosa. Percebemos isso na tranquilidade com que as crianças aceitavam a aproximação com os cães”, destaca Luciana. Ela não descarta a possibilidade que esse trabalho possa ser desenvolvido no ambulatório, mas, adianta que para que isso aconteça é preciso ter todo um planejamento. “Não basta apenas trazer os cães, já que para que seja considerado cinoterapia é necessário que exista uma metodologia e um terapeuta devidamente credenciado para tal atividade”, explica ela.

A dona dos cachorros, a empresária Vandicleide Barbosa, que coordenou a ação de coleta das mais de cinco mil fraldas descartáveis que compôs os kits doados às mães junto dos itens de higiene pessoal (sabonetes, pomadas e xampus), falou de sua alegria em poder ajudar a quem precisa e partilhar de um momento tão singular na maternidade. “Fiquei surpresa em descobrir que em Patos existia um trabalho tão bonito como esse do ambulatório e decidimos direcionar a doação dos itens arrecadados, desta vez, para as mães das crianças atendidas no ambulatório”, disse ela que, periodicamente, se une a outros empresários da capital para  arrecadar itens que possam ser doados às instituições que desenvolvam trabalhos de assistência a quem precisa. O Lar da Vicentina e o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, foram algumas das instituições que receberam doações destes empresários.

A Assistente Social Michelly também integra a equipe do Ambulatório da Maternidade

Além das mães dos bebês atendidos no ambulatório, como sobraram alguns kits, outras mães que estavam com bebês no setor de Mãe-Canguru também foram agraciadas com os kits. Cada um continha 300 fraldas, além dos itens de higiene pessoal. No final, as mães e os profissionais que integram a equipe multidisciplinar do ambulatório, composta pela coordenadora e enfermeira, Abymaelle, a pediatra, Dra. Vandezita Mazzaropi, as fisioterapeutas Daniele Gomes e Luana Leite, a psicóloga Tuanny Dantas, a fonoaudióloga Flávia, a assistente social, Michelly e Juliana, participaram de um coffe break. Atualmente, 15 bebês são acompanhados pelo ambulatório de Patos, todas às terças-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, à tarde. O ambulatório funciona em uma sala, na sede do Banco de Leite da Maternidade.

“A gente sabe das dificuldades destas mães, em sua maioria pessoas humildes, algumas que se deslocam de outras cidades, em propiciar esse atendimento especializado para seus filhos e adquirir produtos como fraldas descartáveis  e itens de higiene, de forma que essa doação foi muito bem-vinda e será de grande ajuda, com certeza”, afirma Luciana, agradecendo a iniciativa dos empresários de João Pessoa.

Assessoria 

Deixe seu comentário