Compartilhe!

Com as recentes chuvas caídas no Vale do Piancó o Açude Vazante, em Diamante, sangrou, e o Ria Piancó, que leva água para o Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) está com muita água nesse momento. O maior açude da Paraíba voltou a pegar recarga.

Desde que parou de receber água o Açude de Coremas baixou um pouco mais de 33 centímetros em sua lâmina d’água, isso em decorrência da abertura do bypass, numa vazão de 500 litros por segundo inicialmente e depois ampliada para 2.000 litros por segundo. Recentemente houve uma diminuição da vazão: 1.500 litros por segundo.

De ontem (01/06) para hoje, segundo o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da cidade de Coremas, José Albertino de Andrade Silva, o Estevam Marinho pegou 17 centímetros d’água e continua recebendo um bom volume nesse momento.

A Folha Patoense tentou verificar no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) a porcentagem d’água do açude nesse momento, mas o site não estava abrindo as informações referentes ao volume dos açudes.

Folha Patoense – folhapatoense.com

Foto: José Albertino

 

Deixe seu comentário