Início Perfil Aos 60 anos mulher realiza sonho de concluir curso superior, em Patos

Aos 60 anos mulher realiza sonho de concluir curso superior, em Patos

Com dois dos seus quatro filhos: Gilclécio e Gilvander Lucena
Projeto dela agora é fazer especialização e conseguir um emprego

A senhora Maria D’arc Lucena dos Santos, residente no bairro Bela Vista (antiga Comunidade Dom Bosco), em Patos, realizou recentemente o sonho, aos 60 anos, de concluir um curso superior. Formou-se em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), uma instituição da cidade de Timon, no Maranhão, com atuação em várias cidades, inclusive Patos. É uma instituição de ensino à distância, mas com aulas presenciais duas vezes por semana.

D’arc, como todos a chamam, nasceu em Catolé do Rocha, mas vive em Patos há 40 anos. Aos 18 anos, quando casou, não conseguiu mais continuar seus estudos, e só concluiu o ensino médio aos 50 anos de idade. “Apesar disso, de uma forma ou de outra eu sempre estive ligada à educação. Tive uma escolinha de reforço, trabalhei no Mais Educação, no Brasil Alfabetizado também, e era um sonho para mim concluir um curso superior. Fiz ENEM mais de uma vez, tive notas razoáveis e finalmente posso dizer que tenho um curso superior. Estou muito feliz”, comemora.

Era casada com o técnico administrativo Gilberto Santos da Silva, de quem ficou viúva há dez anos. O casal teve quatro filhos: Gilclécio Lucena (jornalista, assessor do deputado federal Hugo Motta); Gilfranco Lucena (professor de Filosofia e Estética da UFPB, em João Pessoa); Gildárcio Lucena (vigilante); e Gilvander Lucena (vendedor). Para os filhos foi uma grande alegria ver a mãe conseguir concluir um curso superior.

Maria D’arc foi presidente durante muito tempo da Associação de Moradores da Comunidade Bela Vista, sempre esteve inserida nos movimentos sociais e foi candidata a vereadora por duas vezes. É filiada ao Partido Comunista do Brasil e não teve sucesso nas vezes em que se candidatou. Hoje, depois de formada, disse que vai fazer especialização e pretende buscar emprego como professora de educação infantil nas escolas particulares.

Seu filho Gilclécio Lucena postou nas redes sociais  um reconhecimento da luta da sua mãe para realizar o sonho de concluir um curso superior: “Quero, com muita felicidade, parabenizar minha mãe pela conquista da graduação no curso de Pedagogia. A vida lhe impôs muitas dificuldades, mas ela nunca desistiu, sempre seguiu em frente e nos ensinou a lutar, de cabeça erguida, sem vitimismo, pelos nossos objetivos. Sei que sempre foi seu sonho a graduação em pedagogia, e agora, depois de tudo que passou, Deus lhe deu essa oportunidade. Que Deus abençoe grandemente sua vida, minha mãe! A senhora é meu exemplo de coragem, caráter, determinação e alegria de viver.”

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Comente e compartilhe!