Compartilhe!

A Associação de Catadores de Recicláveis de Patos (ASCAP), Paraíba, tem parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Meio Ambiente, e está atuando na coleta de lixo no Terreiro do Forró durante o período do Melhor São João do Brasil que acontece entre os dias 20 e 25 de junho.

O trabalho é feito pelos membros da associação que recolhem os recicláveis de todas as imediações da festa utilizando de cerca de seis carrinhos especializados para a separação dos resíduos. São 13 associados, que estão devidamente fardados, utilizando crachás de identificação, que foram distribuídos pela Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com a presidente da Associação dos Catadores, Maria Nilma, épocas de evento, como o São João, ajudam a melhorar as vendas dos resíduos da coleta devido a quantidade gerada pelo período de festa. 

Os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com destaque para a gestão integrada dos resíduos sólidos. De modo geral, eles atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis contribuindo, de forma significativa, para a cadeia produtiva da reciclagem.

Coordecom 

Deixe seu comentário