Início Perfil Seu Antonio Joaquim, comerciante mais antigo da Rua Nelson Rodrigues, faz 96...

Seu Antonio Joaquim, comerciante mais antigo da Rua Nelson Rodrigues, faz 96 anos

Seu Antonio Joaquim em seu comércio

Nesta terça-feira, 18, o comerciante Antonio Joaquim da Silva, conhecido morador da Rua Nelson Rodrigues, no Bairro Santo Antonio, faz 96 anos de idade.

Nasceu em Patos no distante ano de 1921. É casado há 73 anos com a pombalense Maria Ana Pereira da Silva, de 88 anos, com quem teve 11 filhos: José Antonio (falecido); João, Lourival, Edival, Aldo, Antonio Silva, Lia, Terezinha, Geraldina e Geralcina (gêmeas), e Maria Bethânia.

Seu Joaquim é comerciante desde 1958. “Meu pai  vendeu frutas durante muitos anos no Mercado Central e viajou muitas vezes para Campina Grande, onde comprava parte das frutas que negociava em Patos. Depois, a pedido de minha mãe, deixou a profissão de feirante e passou a dedicar-se à sua mercearia, comercio que mantém até os dias hoje na casa onde mora”, disse o radialista Antonio Silva, filho do aniversariante.

Antonio Joaquim da Silva, que também trabalhou na construção de açudes em Patos e região, é um homem muito religioso, dedicado à família e gosta muito de ouvir rádio, especialmente a Espinharas, onde seu filho trabalha.

Tem como principal distração a sua mercearia, onde passa praticamente todo o dia.

Aprendeu a ler e escrever praticamente sozinho e faz contas de cabeça.

Acorda cedo e por volta das 7 horas já está no batente.

Todas as noites, antes de dormir, reza pedindo pelos filhos. Ele cita o nome de cada um dos filhos e quando está rezando aponta para o lado da casa de cada um.

É um homem de muita fé. Uma vez tentaram assaltá-lo e apontaram uma arma contra ele. Numa distração do bandido ele segurou rapidamente no cano do revólver, o assaltante tentou disparar e, como não conseguiu, fugiu. Ao ser indagado o porquê de ter feito aquilo ele disse que não tinha medo e que Deus faria com que saísse da arma apenas água.

 

Folha Patoense com informações de Antonio Silva

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!