Dona Maria do Socorro alimentando os gatos na tarde do domingo, 23
Compartilhe!

A funcionária pública aposentada Maria do Socorro Porto, de 70 anos, irmã do saudoso radialista Paulo Porto, mora na Rua Santa Luzia, ao lado do Cemitério São Miguel, no Belo Horizonte, e há 16 anos alimenta diariamente os gatos que as pessoas colocam no referido campo-santo.

Ela gasta mais de R$ 200,00 da sua aposentadoria só para comprar ração para os gatos. Além da ração ela também os alimenta com as sobras do almoço. “Eu fazia isso duas vezes por dia antes, mas agora, por conta de um problema de saúde que eu tive, só estou podendo vir uma vez por dia deixar a comida deles, sempre no fim da tarde”, disse.

Dona Socorro não queria que o seu trabalho fosse divulgado na imprensa, mas por insistência do editor da Folha Patoense, acabou permitindo porque, no entender dela, de repente a reportagem até pode ajudar no sentido das autoridades providenciarem um Centro de Zoonoses e abrigos que possam solucionar a problemática dos animais abandonados na cidade de Patos.

Mais de cem gatos vivem no Cemitério São Miguel e o número não para de crescer,  pois, segundo ela, as pessoas continuam levando gatos para o cemitério e os abandonam lá.  “Faço esse trabalho e ainda tem gente que critica, dizendo que o certo seria deixar os gatos morrerem à míngua. Na verdade, se eles não forem alimentados no próprio cemitério a vizinhança toda teria problemas, pois eles iriam sair para buscar comida, invadiriam as residências do entorno do cemitério, causando vários problemas e até sofrendo maus-tratos”,  desabafou.

Dona Maria do Socorro disse que espera que o poder público se sensibilize com a situação dos animais soltos nas ruas e cemitérios de Patos e faça um trabalho efetivo, que ofereça alimentação, abrigo e medicação, mas enquanto isso não acontece ela vai continuar realizando esse trabalho.

Quando ela entra no cemitério os gatos se aproximam, se avolumam, uma imagem que impressiona pela quantidade de animais e pela paciência e respeito com que a aposentada trata cada cada um deles.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário