Compartilhe!

gêmeas 1A história das irmãs gêmeas camponesas, Maria Laisa Vitorino de Sousa e Maria Lace Vitorino de Sousa, de 13 anos de idade, confunde-se com a história de milhares de outras gêmeas. No entanto, em sua essência, a história das duas difere das demais, sobretudo, nos sonhos e na determinação de ajudar aos seus pais desde novinhas e começarem logo cedo fazer o chamado ‘pé de meia’, através do trabalho, sem arredar de mão a realização dos seus sonhos, através dos estudos.

As irmãs, que são filhas do casal, Gerson Carlos Vitorino dos Santos e Francineide Rodrigues dos Santos, têm outros dois irmãos: Lais Vitorino de Sousa Lairton Vitorino de Sousa. A família reside no sítio “Alto Quente”, zona rural de Conceição e vive, exclusivamente, de hortaliças orgânicas.

gêmeas 2Coincidência ou não, as gêmeas não só têm a mesma aparência, por serem univitelinas. Elas sonham os mesmos sonhos e compartilham dos mesmos ideais. Ambas sonham, por exemplo, em serem médicas veterinárias e policiais civis. Atualmente as irmãs fazem o oitavo ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hozano Miguel de Sousa, no distrito de Mata Grande.

Enquanto a idade de ingressar na universidade e ir de vez à busca dos sonhos não chega, Laisa e Lace fazem o ‘pé de meia’, plantando tomate-cereja, no sítio dos seus pais. Toda a renda da produção é das gêmeas, uma forma criada pelos pais de já ir ajudando e preparando as irmãs para o futuro. A produção das hortaliças é exclusivamente orgânica.

gêmeas 3Pela manhã as irmãs vão para a escola. Mas, nas horas vagas elas estão sempre nos canteiros, porque cada dia de trabalho de Laisa e Lace significa ‘um tijolo a mais’ na construção dos seus sonhos.

As gêmeas são muito tímidas. Mas, em se tratando de comercializar a produção dos tomates, elas são verdadeiramente espertas e sabem como ninguém vender as hortaliças.

Toda a produção de Laisa e Lace é comercializada na feira livre da cidade de Conceição, aos sábado. Na banca da feira livre as gêmeas não ‘dormem no ponto’ e fazem as suas economia, para assim realizar seus sonhos de serem policiais civis e médicas veterinárias.

 

Vale do Piancó Notícias 

Deixe seu comentário