Compartilhe!

O patoense Emanoel Messias Pereira Fernando faz Ciências Biológicas na UFCG, campus de Patos, e é estagiário do Herbário CSTR (Centro de Saúde e Tecnologia Rural).

Emanoel cursa o nono período e recentemente foi selecionado entre mais de 400 alunos de todo país para participar da sétima edição do Botânica no Inverno, curso esse que é uma iniciativa dos pós-graduandos em Botânica do Instituto de Biociência, departamento de botânica da Universidade de São Paulo (USP).

Ele foi o único aluno a ser selecionado no estado da Paraíba. “O evento ocorreu entre os dias 10 e 28 de julho de 2017 e nesses dias do curso tivemos um ‘Café Cientifico’, onde 14 alunos mostraram seus projetos de pesquisa e eu mostrei um pouco da flora do sertão paraibano que faz parte do meu trabalho de conclusão de curso e fui premiado por essa apresentação”, disse Emanuel.

O critério de avaliação para participar desse curso é o currículo dos alunos. É uma seleção rigorosa. O curso é dividido em partes práticas e teóricas, levando os alunos a conhecerem os laboratórios de botânica da USP.

Esse prêmio que ele recebeu na Universidade de São Paulo não foi o primeiro que Emanoel Messias. Em mais quatro ocasiões o acadêmico foi premiado por seus trabalhos. Já recebeu prêmios da  própria UFCG; da UEPB e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

Emanuel Messias sempre estudou em escolas públicas de Patos e sempre se destacou pela dedicação aos estudos. Logo que concluir seu curso superior pretende fazer mestrado, doutorado e atuar sempre na Universidade.

No dia 18 de agosto ele vai estar presente no Congresso Nacional de Botânica, que acontece no Rio de Janeiro há 68 anos, e onde ele fará uma exposição de seus trabalhos e pesquisas. Poderá voltar do Rio de Janeiro com mais um prêmio.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário