Compartilhe!
valendo 1
Taciano faz cadeira de rodas para cachorro paraplégico

Se a cidade de Patos hoje conta com inúmeras rampas de acesso para cadeirante isso tem um nome: Taciano Wanderley.

Taciano Wanderley, que é cadeirante, abraçou essa causa há muitos anos e já construiu mais de 700 rampas de acesso em órgãos públicos e comércios de Patos e região.

Proprietário de uma oficina de adaptações de motos, ele já adaptou mais de 60 motos para o uso de pessoas com alguma deficiência física.

Além do trabalho de construir rampas e adaptar motocicletas e outros veículos para o uso de pessoas com necessidades especiais, Taciano também é responsável pelo “Camarote 0800” nos grandes eventos de Patos, principalmente nos festejo juninos. O camarote é um espaço para idosos e pessoas com problema de mobilidade.

E não para por aí. Recentemente ele começou a atuar na construção de cadeira de rodas para animais. O caso mais conhecido é o do cachorro vira-lata “Rolão”, que ficou paraplégico depois de ser atacado covardemente por um delinquente. “Rolão” sofreu uma paulada na cabeça e  perdeu os movimentos das patas traseiras e Taciano fez uma cadeira de rodas para o animal. Ele a está aperfeiçoando para o melhor funcionamento.

Recentemente o esforço dele foi reconhecido pela Câmara Municipal de Patos, que lhe deu Moção de Aplausos por todo o trabalho que vem desenvolvendo em Patos. O voto de aplausos foi uma iniciativa do vereador Kleber Ramon, do PTN.

E agora Taciano Wanderley será reconhecido na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela sua importante atuação na área da acessibilidade.

2 9
Onde quer que ele chegue diz que a primeira coisa que observa é se o local tem rampa de acesso para cadeirante

No dia 20 de setembro ele estará na capital do país sendo reconhecido pelo Prêmio Brasil Mais Inclusão, junto com mais quatro pessoas e cinco instituições que têm se destacado pelo trabalho na área da inclusão. Entre os homenageados está Jakcson Ragnar Follmann, ex-goleiro da Chapecoense, que sofreu uma fratura na coluna cervical e teve parte da perna amputada num acidente aéreo que vitimou 71 pessoas próximas a Medellin, na Colômbia.  Follmann  hoje é comentarista esportivo da Fox Sports Brasil.

O Prêmio Brasil Mais Inclusão premia cinco instituições e cinco pessoas que realizam trabalhos voltados à inclusão e acessibilidade e a indicação do patoense partiu do deputado federal campinense Rômulo Gouveia, do PSD, que disse que “Taciano já merecia receber esse prêmio e esse reconhecimento por todo o trabalho que vem realizando ao longo desses anos”.

Taciano Wanderley disse que está muito feliz com a premiação que vai receber, mas disse que o mérito não é só dele. “Para mim é uma grande vitória, é um prêmio de quem me ajuda também e confia no meu trabalho, meus colaboradores, meus amigos, minha família, enfim. Isso é um incentivo para que eu continue lutando cada vez mais para ajudar as pessoas”, disse.

O evento vai acontecer no dia 20 de setembro e no dia 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, vai acontecer uma grande discussão sobre o tema na  Câmara dos Deputados  e Taciano Wanderley estará presente também, levando ao público informações sobre o seu trabalho e colaborando com o debate.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

Deixe seu comentário