Compartilhe!

O Procurador do município de Patos, Philipe Palmeira, fez contato com a redação do site patosonline.com para comunicar o início do pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) para os professores do município. De acordo com o procurador, o pagamento tem início a partir desta quarta-feira, dia 23.

O procurador disse que os recursos estarão entrando nas contas dos professores após acordo junto à Caixa Econômica Federal, pois existia algumas restrições devido à conta salário e os recursos oriundos do rateio do FUNDEF devido a estes serem uma indenização aos docentes. “O programador conseguiu fazer esse repasse. Desta quarta para quinta-feira, os recursos já estarão nas contas dos professores ativos e inativos”, comentou Dr. Philipe.

Os casos dos professores que estão desvinculadas do município ou que existem herdeiros que serão os credores destes, o procurador disse que deverão procurar o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP). Dr. Philipe Palmeira relatou que são um pequeno número, mas que se faz necessário o pagamento em cheques.

De acordo com informações extraoficiais, o pagamento do rateio do FUNDEF movimentará um montante de quatorze milhões de reais no município de Patos. A média recebida por cada professor deve variar de R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00. A Prefeitura Municipal de Patos firmou acordo judicial entre os envolvidos na ação para que a edilidade tenha metade dos recursos que devem ser investidos na melhoria das escolas.

Em contato com Carminha Soares, presidente do Sinfemp, ela disse que foi uma grande vitória para os professores. “562 professores,inclusive aposentados e pensionistas, companheiros inclusive que trabalharam no período de dezembro de 2003 a dezembro de 2006, já estão recebendo os recursos do rateio do FUNDEF.  Foi uma grande  vitória e nós do Sinfemp estamos satisfeitos”, disse Carminha;

O vice-presidente do Sinfemp, José Gonçalves, também comentou o pagamento do rateio: “Os professores só não só não já receberam antes em virtude de problemas surgidos com outras entidades sindicais e também as mudanças de governo, mas foi uma vitória de todos nós que já estamos nessa luta há muito tempo”.

 

Jozivan Antero – patosonline e Folha Patoense

Deixe seu comentário