Compartilhe!

A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, realizou nesta quarta-feira, dia 23, uma Audiência para debater a Segurança Pública – Responsabilidades, Direitos e Deveres, evento requerido pelo vereador, Edson Hugo (PTN).

MG 9592Com a presença dos vereadores Ferré Maxixe, Suélio Caetano, Fátima Bocão e Lucinha Peixoto, e com os representantes de órgãos da segurança pública e segurança viária, foram debatidos a realização de concurso público para a Policia Militar, Civil e Bombeiro Militar; Plano de Cargo carreira e remuneração; Risco de vida Equiparação salarial da PM, ativos e inativos; Projeto Pró-Labore e Convênio Art. 25 do Código de Trânsito Brasileiro.

O Capitão Edson Hugo lamentou a ausência do público, porém, argumentou que o Poder Legislativo precisa conquistar a confiança da população para que ela cobre seus direitos.

Ele elencou os tópicos debatidos e fez uma avaliação do evento.

“A audiência pública foi de extrema importância e de uma riqueza de informações, tanto que várias autoridades passaram suas informações e receberam também, principalmente no projeto Pró-Labore que nós estamos querendo implantar na nossa cidade onde o município terá sua responsabilidade na parte de segurança pública comprando a folga do policial apenas depositando o dinheiro no Estado onde o policial de folga vai trabalhar o serviço normal de polícia militar em um posto militar que será designado. É um convênio que pode ser firmado”, explicou.

O delegado Seccional da delegacia de Polícia civil de Patos, George Wellington, disse que ver a audiência como proveitosa, pois, tratou de um tema importante e não deixa de está em evidencia. “A criminalidade ai a solta e não só na Paraíba, mas, em todos os estados da nação e o tema vem trazer a oportunidade de um debate (…) Extremamente relevante e o Capitão Hugo foi muito feliz na propositura da audiência”, disse.

O delegado acrescentou que a ausência da população faz parte de um cenário nacional que está em descrédito não só com o agente político, mas, também com os agentes públicos. Ele afirmou que a difusão do evento por parte da imprensa é importante para que a população retome o interesse pela discussão e pelos temas que são importantes para o direito e deveres de todos.

“Foram aqui trazidas propostas bastante firmes e estudadas, onde me surpreendi com algumas informações que foram colocadas aqui e seria interessante que o setor maior da população viesse e se surpreenderia. Fiquei bastante contente e espero que as ideias que aqui surgiram sejam, realmente, implementadas”, disse.

Além dos vereadores, delegado e promotora, participaram da Audiência Pública, Guarda Municipal, STTRANS, e o diretor da 4ª Ciretran, Cleirton Ventura.

Todas as sugestões debatidas na noite serão encaminhadas ao município e Estado para melhorias na segurança pública de Patos.

Ascom CMP

Deixe seu comentário