Compartilhe!

Com a participação de 991 delegados (598 homens e 393 mulheres), 45 observadores, 53 convidados nacionais, 71 convidados de sindicalistas internacionais, foi realizado com sucesso o 4º congresso nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, em Salvador de 24 a 26 de agosto de 2017.

Antecedendo o congresso foi realizado o Seminário Internacional por iniciativa do CTB, CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, da FSM e OIT, que teve a participação de 42 organizações do sindicalismo mundial, representando 26 Países, representante da OIT-Brasil, Organização Internacional do Trabalho, Peter Poschen, Michael Makwayiba da África do Sul, presidente da Federação Sindical Mundial, FSM, Sérgio Barroso, da Fundação Mauricio Grabois e Augusto Praça da CGTP-IN de Portugal, onde foi discutida a crise econômica mundial e o mundo do trabalho, a quarta revolução industrial , como também os desafios para o sindicalismo atual.

A Paraíba participou com 28 delegados, sendo 16 mulheres e 12 homens, onde na oportunidade o atual presidente da CTB/PB, foi reconduzido para mais um mandato de 4 anos na Direção Plena da CTB nacional.

Na Tribuna, José Gonçalves destacou a importância do trabalho de formação sindical através do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho em parceria com a Secretaria de Formação da CTB nacional, onde alavancou o movimento sindical e com isso, muitos sindicatos vieram fazer a filiação a central, citando o lema do CES de que sindicalista que se forma, se transforma.

Gonçalves fez uma fala destacando a importância de todos os dirigentes sindicais saírem de dentro dos sindicatos e irem para a base mobilizando toda a classe trabalhadora para se contrapor a ofensiva do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer e seus seguidores em cada Estado e na Paraíba denunciou o deputado golpista Rômulo Gouveia que enviou mensagem de congratulações ao congresso da CTB nacional, mas no entanto, vota todas as matérias na Câmara dos Deputados contra os trabalhadores. “Quero aqui denunciar que o deputado golpista da Paraíba, Rômulo Gouveia mandou uma mensagem de congratulação ao congresso da CTB, mas nós do Brasil e da Paraíba não precisamos de golpistas, precisamos é fazer uma campanha, denunciar todos junto as bases e derrota-los nas eleições de 2018”.

Por ultimo o sindicalista colocou a necessidade do movimento sindical apresentar nomes para as eleições de 2018 e 2020, elegendo representantes da classe trabalhadora para substituir os atuais parlamentares que estão votando contra o povo.

A CTB nacional elegeu uma direção com mais de cem dirigentes sindicais e foi reconduzido para a presidência o bancário Adilson Gonçalves Araújo para um mandato de 4 anos.

CTB/PB

Deixe seu comentário