Compartilhe!

A Câmara Municipal de Patos, em parceria com a Defensoria Pública e o Poder Judiciário, vai realizar uma Ação Cidadã para atender às pessoas carentes do município de Patos.

Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 30, no Fórum Miguel Sátyro, o presidente da Câmara, o vereador Sales Jr° (PRB), esteve com o diretor do Fórum, o juiz Ramonilson Alves Gomes e com o Coordenador da Defensoria Pública de Patos, o advogado Cláudio Barreto, com o objetivo de articular os atendimentos de Defensoria Pública à comunidade patoense.

A Ação Cidadã foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa e aceita pelos demais órgãos uma vez que os atendimentos irão ocorrer nas dependências da Câmara Municipal. O presidente Sales Jr° explicou como se dará o trabalho.

“A ideia é prestar esse atendimento onde o alvo principal são as pessoas carentes que não têm condições de pagar um advogado para poder acompanhar seus processos”, explicou.

Sales ainda destacou que conversou com o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa onde foi implantado um projeto semelhante a este e obteve resultados positivos.

Ele garantiu que agora, a Câmara Municipal de Patos dará total apoio ao serviço que já vem sendo executado pela Defensoria Pública.

Já o Coordenador da Defensoria Pública, Cláudio Barreto, elogiou a iniciativa do presidente da Câmara em levar cidadania à Casa Legislativa.

“Inicialmente queria dizer que é uma boa ação por parte do presidente da Câmara em levar essa cidadania ao povo menos favorecido com a participação da Defensoria Pública e a Câmara Municipal de Patos com seu apoio logístico para darmos atendimento melhor aqueles mais necessitados. Tenho certeza que vai dar certo porque tudo o que se faz em benefício do menos favorecido,  a gente agradece a Deus porque tenho a certeza que eles é quem vão  ganhar”, comemorou.

Cláudio Barreto ainda frisou que todo o atendimento da Defensoria Pública não gera custo ao beneficiado e que um dos problemas da Defensoria é a carência de defensores, porém, o coordenador disse está esperançoso para agilizar a assistência com a Ação Cidadã juntamente com a Câmara e outros possíveis parceiros.

O juiz Ramonilso Alves Gomes afirmou ser louvável a ação e lembrou que muitas das pessoas que vão ao Fórum Miguel Sátyro são carentes da assistência e de informação.

“O que se observa é que muitos dos dramas das pessoas que vêm ao Fórum e que se quer têm condição de vir ao Fórum, reside exatamente na falta de uma assistência, seja ela no sentido de explicação, seja de propositura de uma ação, seja assistência no sentido de chamar as outras partes, conversar e chegarem a uma posição”, explicou.

O atendimento realizado pela Defensoria Pública na Câmara Municipal de Patos ocorrerá em horário diferenciado sem prejuízo aos parceiros envolvidos. Ramonilson Alves Gomes aproveitou a oportunidade para convidar outros órgãos para firmar parceria nessa ação Cidadã.

A Câmara dará apoio logístico, estrutural e de divulgação. A data para iniciar o atendimento será divulgada após as festividades do mês de setembro.

Ascom CMP
Deixe seu comentário