Imagem ilustrativa
Compartilhe!

Uma reunião entre profissionais dos 42 municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS) definiu como meta a imunização de 80% da população de cada uma das localidades. Ao todo, 522.373 cães devem ser vacinados contra a raiva. A campanha, cujo Dia D será em 21 de outubro, ainda deve imunizar 191.911 gatos. No ano passado, 86,8% da cobertura vacinal canina foi atingida.

De acordo com o chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu as doses e iniciar o repasse para as Gerências Regionais de Saúde, que farão a distribuição para os respectivos municípios. Em alguns deles as aplicações começam antes para poder atender às áreas rurais e de difícil acesso.

Ainda na reunião, o veterinário passou orientações para os profissionais dos municípios sobre a aplicação da vacina e de alguns cuidados que devem ser tomados. Ele explicou, por exemplo, que a vacina deve ser aplicada nos animais a partir dos três meses de idade e, no caso de ser a primeira vacina antirrábica do animal, outra dose deve ser aplicada de 30 a 45 dias depois.

Na Paraíba, os últimos casos de raiva humana foram registrados em Queimadas e em João Pessoa, no ano de 1999. No caso da raiva canina, neste ano foi registrado um caso, no mês de julho, na cidade de Pilões, onde um cão de caça foi infectado por um morcego e morreu.  Os outros dois casos de raiva canina no país aconteceram no Maranhão e no Mato Grosso.

Portal Correio

Deixe seu comentário