IV EPA! Foto: Marcelo Zurita – vencedora da categoria “Astronomia” do III Concurso de Imagens Ciências da Vida
Compartilhe!

Nessa sexta-feira, 20, começa em Matureia o V Encontro Paraibano de Astrofotografia,   um evento que ocorre anualmente com o objetivo de reunir astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam pelo assunto para contemplar e fotografar o céu em um local escuro, afastado das luzes das cidades, o que oferece as melhores condições para esse tipo de prática.

2 7
III EPA! Foto: Allysson Macário

A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia. Um dos objetivos principais é difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

A quinta edição do encontro ocorre entre os dias 20 e 22 de outubro na zona rural de Matureia. As datas coincidem com o período de máxima de uma das maiores chuvas de meteoros anuais, a Orioníades, o que será uma atração a mais para os amantes da astronomia.

Além da contemplação e prática da astrofotografia, o evento contará com palestras, minicursos, e exposição de trabalhos dos participantes.

Também ocorrerá no Casarão do Jabre, durante o período do V EPA!, a Exposição Eclipse 21 de Agosto, com as 30 melhores fotos do Concurso Fotográfico Eclipse 21 de Agosto, promovido pela Associação Paraibana de Astronomia.

Na sexta pela manhã, serão apresentadas palestras sobre ciência e astronomia para os alunos do ensino básico da Escola Municipal Maria Tâmara.

A tarde a equipe visita a Escola Estadual Moacir Dantas, onde apresentarão outras palestras para os alunos do nível médio. E se o tempo permitir, os alunos das duas escolas também poderão observar o Sol através de telescópios especialmente preparados para isso.

No sábado a partir dàs 17:00, haverá uma observação pública com telescópios na Praça da Cidade, em frente a Escola Municipal José Ramalho. O evento é aberto ao público de qualquer idade.

Astrofotografia 

6 9
II EPA! Foto: Marcelo Zurita

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

O local 

O local escolhido para a realização dos encontros foi o Casarão do Jabre, na zona rural do município de Matureia, sertão da Paraíba. Foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas  para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente bastante aconchegante e acolhedor.

Histórico 

O evento é realizado desde 2013 e está atualmente em sua 5ª edição. Em 2013, ele foi realizado entre os dias 1° e 03 de novembro, contou com 32 participantes e foi encerrado no domingo pela manhã, com a observação de um eclipse solar parcial.

Em 2014, foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro e contou com 46 participantes. Na noite de sábado, uma observação pública foi realizada com alunos da região.

Em 2015, o evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro e contou com 50 participantes. A observação pública no sábado foi incorporada ao evento.

Em 2016, a quarta edição do evento ocorreu entre os dias 02 e 04 de setembro e contou com 46 participantes. Uma das fotos feitas nesse encontro foi premiada em um concurso nacional promovido pela USP, outra está entre as finalistas do Brasilia Photo Show 2017/18.

Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia disse que o evento começa com uma programação social nas escolas municipais, nas escolas públicas do município. “Vamos fazer palestras com os estudantes e se o tempo permitir a gente vai fazer uma observação do Sol através de telescópios especiais. Pela noite a gente inicia os trabalhos do encontro junto com o pessoal que veio para o Encontro de Astrofotografia. Essa é a quinta edição do evento e provavelmente a gente vai receber uns 60 convidados nesse encontro que vai até domingo. Serão duas noites fotografando. Escolhemos o Casarão do Jabre porque tem a estrutura que a gente precisa e tem também o céu maravilhoso do Sertão da Paraíba e eu acredito que deve ser um dos melhores eventos que a gente já fez, pelo clima, pela meteorologia que promete um tempo bom e pela quantidade de pessoas”, finalizou Zurita.

 

Marcelo Zurita – Associação Paraibana de Astronomia 

(83) 99926-1152

 

Deixe seu comentário