Foto: Caio Silva
Compartilhe!

Da sexta-feira passada até este domingo, 22, aconteceu no Casarão do Jabre, em Matureia, o V Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), um evento que ocorre anualmente com o objetivo de reunir astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam pelo assunto para contemplar e fotografar o céu em um local escuro, afastado das luzes das cidades, o que oferece as melhores condições para esse tipo de prática.

Os participantes, que este ano foram mais de 60, promoveram palestras nas escolas de Matureia na sexta-feira e, no sábado, disponibilizaram telescópios em praça pública para que as pessoas pudessem observar o planeta Saturno, constelações, observações sempre acompanhadas de explicações .

Muitas fotos foram feitas nos três dias do encontro e se pôde apreciar também a chuva de meteoros conhecida como Orioníades, que aconteceu na madrugada deste domingo.

O evento só vem crescendo a cada ano. “Foi um sucesso e agradecemos a todos pela participação, a imprensa pela divulgação, ao pessoal do Casarão do Jabre, a todos que de uma forma ou outra nos ajudaram e vamos trabalhar para que em 2018 o vento seja ainda maior”, disse Marcelo Zurita, membro da Associação Paraibana de Astronomia.

Em breve a Folha Patoense trará um texto do astrofotógrafo Marcelo Zurita, fazendo um balanço de todo o evento, inclusive com fotografias feitas durante esses três dias em que esteve com olhos e telescópios voltados para o céu.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Foto: Caio Silva

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário