Compartilhe!

Conhecido por sua riqueza natural e pelos grandes atrativos turísticos que dispõem, o Pico do Jabre é o ponto mais alto do Estado da Paraíba e o segundo da região Nordeste. Localizado na cidade de Maturéia o Pico do Jabre atrai grande número de turistas para contemplar suas características naturais e esportivas, a exemplo do recordista mundial em voo de parapente, Rafael Saladini (Sardinha).

Ontem, Quarta-feira (25/10), o esportista brasileiro veio à Capital Paraibana do Voo Livre para conhecer o Pico do Jabre, referência na modalidade de esporte radical do Voo Livre. Rafael Saladini é o atual campeão mundial em distância do Voo Livre ao percorrer 564km com parapente e atual campeão Brasileiro de Parapente de 2017, que leva também em seu currículo um recorte mundial de Voo Livre de distância percorrido entre o ponto de partida e de chegada conquistado em 2007.

Na visita ao Pico do Jabre, Rafael Saladini estava acompanhado por Marcelo Prieto (Cecéu), que foi o primeiro brasileiro a ultrapassar a barreira dos 400 km em Voo de Parapente, e pelo piloto de parapente, Paulo Pimenta.

Rafael Saladini, Cecéu e Paulo Pimenta foram recepcionados no Pico do Jabre por o piloto de Parapente e Asa Delta, residente de Maturéia, Bertran, que ficou responsável para mostrar as belezas naturais e atributos que o Pico do Jabre possui para a prática de esportes.

Relembre a História do Voo Livre em Matureia

Em 1997 acontecia o Primeiro Voo livre no Pico do Jabre na modalidade de parapente feito por um piloto do estado de São Paulo, a convite do então Secretário de Turismo do Município naquela época, Heráclio Dantas. A partir daquele mesmo ano iniciava-se a longa jornada para estabelecer a prática do Voo Livre no Pico do Jabre.

Atuante no esporte há mais de seis anos, o atual Secretário de Saúde de Matureia, Bruno Wanderley, retomou o projeto que Heráclio Dantas havia iniciado em 1997, e desde 2011 vem divulgando o município como a Capital Paraibana do Voo Livre.

Neste ano, durante a realização do Quarto Festival de Voo Livre de Matureia, Bruno Wanderley solicitou ao Deputado Estadual, Nabor Wanderley, o reconhecimento legal do município de Matureia como Capital Paraibana do Voo Livre, o  projeto de lei foi encaminhado à assembleia legislativa da Paraíba, e neste ano que se comemora 20 anos da realização do esporte no município de Matureia, com essa data comemorativa também veio a conquista do titulo sancionado por a LEI Nº 10.885 DE 26 DE MAIO DE 2017, que reconhece a cidade de Matureia como a Capital Paraibana do Voo Livre.

 

Aline Freitas – Prefeitura de Matureia

Deixe seu comentário