Compartilhe!
Com os filhos

Na Rua Severino Soares, no Bairro Jardim Guanabara, em Patos, vive a agricultora aposentada Maria Ana da Conceição, conhecida como Lica Caetano, que nasceu no dia oito de dezembro do distante ano de 1912, ou seja, em menos de um mês ela completa 105 anos de idade.

Nasceu no Sítio Cajazeirinhas, que depois virou distrito, pertencente a Pombal e em 1994 foi elevada à categoria de cidade.

Saiu de Cajazeirinhas muito jovem e foi morar em Catingueira, no Sítio Serra Branca, onde casou com o agricultor Joaquim Caetano Leite, falecido há 17 anos.  O casal teve 11 filhos, três morreram ainda no começo da vida e três morreram adultos. Dos atuais cinco filhos três moram em João Pessoa, uma filha mora em Catingueira e outra mora em Patos e é justamente com essa filha que vive em Patos que Dona Lica reside.

Dona Lica com a filha Lurdes Caetano, com quem reside.

A filha é a funcionária pública aposentada Lurdes Caetano, diz que a mãe já não enxerga e nem escuta bem, mas tem lucidez, não tem problema de pressão, nem diabetes e come bem. “Doutor Ivânio sempre se admira da saúde de ferro da minha mãe”, disse ela.

Dona Lurdes disse que a grande alegria da sua mãe é o contato com a família, que é numerosa: São cinco filhos, 47 netos, 66 bisnetos e oito tataranetos.

Outra característica da família é a longevidade. Um irmão dela faleceu com 103 anos.

O repórter da Folha Patoense perguntou a Dona Lica sobre o segredo da longevidade e ouviu a seguinte resposta: “É gostar de viver e amar a família”.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

 

 

Deixe seu comentário