Compartilhe!

23559662 892446717586526 2729414541630404006 nOs inselbergues ao redor de Patos estão aos poucos sendo explorados para a prática dos apaixonados por esportes radicais. A Morada do Sol tem uma das maiores concentrações de formações rochosas propícias para a prática da escalada, no entanto, passava quase que despercebida para o grande potencial turístico desse esporte que cresce em todo o mundo.

Bastou surgir a primeira geração de escaladores, que em pouco tempo o cenário dos paredões rochosos do sertão começou a mudar. O artista plástico Murilo Santos ajudou na empreitada e adaptou um espaço para colocar em prática a escalada. Assim, na Rua Benjamim Constante, Jardim Califórnia, próximo ao Terreiro do Forró, em Patos, existe local para que o desejo por aventuras comece.

4efc8828181b816b8292612610f679f4Assim surgiu o Ateliê Boulder Clube. No local o artista-plástico-escalador montou uma estrutura para receber os amigos que também praticam o esporte e aqueles que estão curiosos. Na sexta-feira, dia 11, a reportagem do Patosonline.com fez uma visita agendada para conhecer um pouco mais sobre o que tem fascinado os que começam a prática da escalada.

O veterano escalador Big Man, que reside em Natal (RN) e criou a página Escalada Nordeste, esteve na cidade de Patos para explorar o potencial da região e trocar experiência com os praticantes do esporte no município. Big Man estava com material de escalada e expôs para que se conheça um pouco dos equipamentos usados no dia a dia do esporte.

e700ee521b4393b715f0bbe9c6b17d62Com um número ainda pequeno diante de um esporte que tem milhares de praticantes por todo o mundo, a prática de escalar vem crescendo em Patos. Murilo Santos disse que os esportistas da cidade já começaram a colocar grampos nos inselbergues. Eles gastaram dinheiro do próprio bolso e esperam que o poder púbico comece a despertar para o potencial da região.

Falando sobre o que representa a região de Patos diante de outra pelo mundo, relatou Murilo: “…a gente vive num paraíso para escaladas. Em João Pessoa, por exemplo, e em outras cidades da Europa e Estados Unidos, para você escalar, você espera a semana inteira, chegar um final de semana que você tenha tempo para programar uma viajem e você viaja para um lugar que tenha rocha. Patos a gente escolhe a rocha e em quinze minutos a gente está em qualquer pico de escalada com mais de cento e vinte metros…”.

Espinho Branco, Picotes, Pedra da Pia, dentre outros inselbergues, já receberam a visita nos seus paredões rochosos de Murilo, Wagner (bombeiro militar), Andrey, Rômulo e demais praticantes da escalada.

Quem quiser conhecer mais sobre o esporte pode visitar o Atelier Boulder Clube e ouvir a entrevista com Murilo Santos.

Jozivan Antero – patosonline

Fotos: Jozivan Antero e arquivo pessoal de Murilo Santos

Deixe seu comentário