A esquerda, com a vizinha Sônia; e a direita com a neta Claudiene.
Compartilhe!

Auria 2 1Destaque para a dona de casa aposentada Auria Maria da Conceição, de 102 anos, nascida no Sítio Pilões e moradora há muitos anos da Rua Dezoito do Forte, no Centro de Patos.

Foi casada com o senhor Antônio Oliveira, falecido há cerca de 30 anos. Tiveram duas filhas: Sebastiana Carmita Pereira de Oliveira e Luzia de Araújo (in memoriam). Cada filha lhe deu sete anos (um deles in memoriam). Hoje tem bisnetos e tataranetos também.

Dona Auria vive com a neta Claudiene Pereira da Silva e três bisnetos.

Quando jovem trabalhou como artesã, fazendo panelas de barro no sítio Pilões, e também trabalhou por uns tempos fazendo sequilho, bolacha preta e outros produtos, mas ficou muito conhecida no setor onde morava por exercer a função de rezadeira. Era conhecida por ter “a reza forte” e muitos o procuravam. Tinha fama de ser boa rezadeira em crianças e os pais sempre a procuravam para que ela pudesse rezar em seus filhos.

Católica fervorosa, é devota de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora das Neves.

Quando se aproximou dos cem anos deixou de atender à comunidade com suas rezas. Hoje reza só pra ela mesma, no silêncio do quarto.

Sua neta a alimenta com frutas, papa, iogurte (que ela adora), um pouco de arroz, e Dona Auria, aos 102 anos, não tem diabetes, nem pressão alta, raramente toma remédio, e vive deitada, assistindo televisão. “A memória dela dá umas falhadas, mas no geral seu estado de saúde impressiona. Recentemente entrei no quarto e vi que ela batia palmas acompanhando o ritmo de um forró que tocava no rádio”, disse a neta Claudiene.

Dona Auria é muito conhecida no setor onde mora, principalmente pelas rezas que fazia. “Ter saúde forte e reza forte  são características da minha vó”, disse Claudiene, a neta que vive com ela e a trata com todo carinho.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

 

Deixe seu comentário