Compartilhe!

8 3Aconteceu no ultimo sábado, 18, o II Encontro da Unequico (União dos Quilombolas de Coremas PB) em comemoração ao Dia da Consciência Negra, evento de fundamental importância para a cultura afrodescendente da cidade, tendo em vista que Coremas é uma das cidades detentoras de uma concentração importante de afrodescendentes e remanescentes de quilombos.

O evento contou com a participação de representantes da várias áreas como professores, políticos e a população em geral. Contou também com a presença de palestrantes convidados como o Francisco Lucas representante da CEMAR (Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva); Gilson Cecílio, presidente da “Comunidade Quilombola dos Daniel” de Pombal; Maria Marcelina Presidente, da “Comunidade Quilombola de Triunfo-PB; além dos representantes das comunidades quilombolas de Coremas: “José Pequeno”, presidente da Comunidade Quilombola de Barreiras; Damiana Tomaz, presidente da Comunidade Quilombola da Cruz da Tereza; Maria de Fátima Fernandes, presidente da Comunidade Quilombola de Mãe D’água e, por fim, a anfitriã do evento Maria Desterro, presidente da Unequico.

35Durante a programação foram debatidas questões relacionadas às dificuldades encontradas pelas comunidades negras para implementação de leis e atividades que funcionem de forma mais efetiva.

Ocorreram atividades culturais, como exposição de artesanato e dança, exibição de vídeos que tratavam de questões raciais e o filme “Navio” que conta a história da a comunidade quilombola Mãe D’água” (filme realizado por jovens da rede estadual de ensino).

No encerramento do evento a noite houve o desfile “Pérola Negra” onde participaram jovens garotas afrodecendentes, um verdadeiro show de beleza da mulher negra em nossa cidade organizado pela empresa parceira do projeto a ARTCOR, Ao final do desfile as garotas receberam cada uma um troféu de participação das mãos da Secretária de Ação Social Aliana Formiga, foram entregues ainda, troféus de menção honrosa pelas mãos do Secretário de Cultura Diassis Pires, tudo ao som da música de Rivaldo dos teclados e da Banda Chique-Chique Rock, enfim um evento de pura cultura a arte!!!

Desfile Pérola Negra

19Em homenagem ao Dia  da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura organizou o desfile “Pérola Negra”, onde participaram jovens garotas afrodescendentes, um verdadeiro show de beleza da mulher negra em Coremas, organizado pela empresa parceira do projeto a ARTCOR.

Ao final do desfile as garotas receberam um troféu de participação das mãos da Secretária de Ação Social Aliana Formiga; do Secretário de Cultura Diassis Pires, tudo ao som da música de Rivaldo dos Teclados e da Banda Chique-Chique Rock.

Foi um momento de muita interação e beleza!

 

Veja abaixo fotos dos dois momentos do evento:

 

 

Assessoria

Deixe seu comentário