Início Locais Bairro mais arborizado de Patos tem 110 árvores já na entrada

Bairro mais arborizado de Patos tem 110 árvores já na entrada

Numa cidade quente como Patos sempre se discutiu a necessidade de se plantar mais árvores – uma forma de tornar o clima menos agressivo. A questão esbarra em outro problema: a falta d’água.

Carente de recursos hídricos a cidade de Patos encontrou por muito tempo na algaroba a cultura arbórea apropriada, justamente por ser uma árvore que bebe pouca água.

A algaroba não é nativa, mas se tornou comum por aqui. Oriunda do Peru, a algaroba foi  plantada por décadas em Patos e hoje estão velhas, doentes, e, com frágil sistema radicular, caem com facilidade, além de ser bastante difícil de podar.

A árvore peruana prestou um grande serviço a Patos, proporcionou sombra e beleza por décadas, mas hoje quase não é plantada mais e outro modismo se estabeleceu: o nim. Essa árvore, de origem indiana, tomou de conta de Patos. Ela cresce muito rápido e isso fez com que virasse uma febre em toda a região, não só em Patos.

Se o nim, por não ser uma árvore exótica, vai trazer problemas futuros, só um engenheiro ou o futuro poderá dizer, mas o fato é que ele fez com que a arborização de Patos avançasse em termos quantitativos. Patos tem pouca diversidade, é quase uma monocultura e, embora a Secretaria de Meio Ambiente, desde o governo de Francisca Motta, tenha trabalhado e incentivado a plantação das árvores nativas, o nim continua sendo largamente plantado.

Isso se verifica no Conjunto Jardim Floresta, também conhecido com Conjunto do Português, na parte leste da cidade, onde é fortíssima a presença do nim (veja fotos).

O Jardim Floresta impressiona quando assunto é arborização. É um bairro pequeno, mas em termos proporcionais é o mais arborizado da cidade. Só na via de acesso ao conjunto são 110 árvores plantadas (quase todas nim) e nas ruas o verde toma de conta do cenário. E o conjunto é novo, ou seja, as árvores ainda estão pequenas, vão crescer muito mais. “Não tenho dúvidas de que no futuro o Jardim Floresta em Patos dará o exemplo de bairro onde o verde foi pensado e incentivado”, disse Marta Salomé, moradora do bairro.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com – 99974-0076

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!